quarta-feira, 21 de junho de 2023

Vale Mesmo a Pena Esperar?

Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid



Diversos jornalistas deram como "certa" a vinda de Carlo Ancelotti para o Brasil na metade de 2024 quando termina o seu contrato com o Real Madrid. Nada foi assinado mas comunicadores afirmam que o italiano está "apalavrado" com a CBF. O impasse agora seria a respeito de quem comandaria a Seleção Brasileira até a vinda do treinador -se Ramon Menezes segue até lá ou se algum auxiliar do técnico assumiria interinamente.

A notícia deixou o torcedor brasileiro em êxtase. Tanto que já há internautas falando a respeito do italiano com um fanatismo cego, como se Ancelotti fosse algum messias que conduzirá a Seleção Brasileira ao hexacampeonato.

Nenhum contrato foi assinado entre as partes até porque Ancelotti sempre deixou evidente que irá comandar o Real Madrid até junho de 2024, quando seu vínculo se encerra. Alguns jornalistas e internautas já questionaram se o italiano realmente irá cumprir a sua palavra visto que o time merengue está reformulando o elenco com a vinda de muitos reforços e, caso a equipe faça uma grande temporada (leia-se: "conquistar a Champions novamente"), é bastante provável que o treinador receba uma oferta de renovação.

A maioria dos treinadores, como lembraram alguns internautas, prefere dirigir um grande time europeu em detrimento a seleções. Diego Simeone e Mauricio Pochettino, por exemplo, foram convidados a assumir a Seleção Argentina mas ambos recusaram a proposta. Ou Julen Lopetegui que não hesitou em assinar com o Real Madrid em 2018 a despeito de estar comandando a Seleção Espanhola durante a ocasião.



Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid



O fato é que não ainda há nada certo entre Ancelotti e a CBF. Talvez seja alguma estratégia para criar uma comoção entre os torcedores brasileiros e fazê-los "floodar" as redes sociais do treinador para convencê-lo a vir para o Brasil. Ou então, não passe de alguma manobra para ganhar tempo (algo que nossos cartolas costumam fazer durante crises), o que não aparenta muito provável visto que o presidente Ednaldo Rodrigues trata o italiano abertamente como prioridade.

A Seleção Brasileira dificilmente ficará fora da Copa 2026 visto que o número de vagas destinadas a sul-americanos aumentou de cinco para sete (sendo uma via repescagem) e, por enquanto, há poucas equipes capazes de fazer frente com o Brasil. Seria, portanto, viável seguir com Ramon ou algum outro interino até 2024 quando Ancelotti estaria livre para assinar.

Ficou evidente, contudo, que não há garantia de que Ancelotti virá para o Brasil no próximo ano. Existe a possibilidade do treinador renovar com o Real Madrid em caso de uma boa campanha ou mesmo que ele opte por alguma outra proposta mais vantajosa. E o ansioso torcedor brasileiro pode quebrar a cara após um ano de espera.

A CBF, portanto, deveria deixar algum "plano B" engatilhado. Ancelotti é um dos melhores treinadores do mundo mas ele sempre deixou claro que está feliz em Madri e há muitos outros bons técnicos estrangeiros que se encaixariam perfeitamente com nosso estilo de jogo. Eu já sugeri Zidane e Joachim Löw em outros posts. E ainda há Luis Enrique, Muñeco Gallardo e Jorge Jesus livres no mercado, todos comandantes vitoriosos.



Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid




Nenhum comentário:

Postar um comentário