sexta-feira, 30 de junho de 2023

Prêmio de Consolação?

Imagem extraída de www.facebook.com/copasudamericana



O brasileiro sempre tratou com ojeriza a Copa Sulamericana apesar do torneio oferecer um troféu e uma boa premiação em dinheiro. A competição nada mais era que um "prêmio de consolação" destinado às equipes que não se classificaram à Libertadores. O campeonato apenas passou a ser um pouco mais valorizado com a possibilidade de seu vencedor disputar a Liberta na temporada seguinte, de maneira semelhante ao que ocorre na Europa League. Mesmo com as mudanças, o Brasil raramente demonstra algum apreço à Sula.

É fato que a Sula possui um nível técnico muito inferior ao da Libertadores, o que é agravado pelo excesso de vagas a serem distribuídas a poucos países na América do Sul. A premiação em dinheiro (US$ 10 milhões contra US$ 29 milhões) e a visibilidade, da mesma forma, são menores em relação à competição principal da CONMEBOL.

É fato, contudo, que a competição também valoriza o elenco tanto quanto a Libertadores e oferece um troféu para que o torcedor tenha motivo para comemorar. Tanto que os dois últimos vencedores (Athletico Paranaense e Independiente del Valle) obtiveram muitos lucros com o campeonato que ainda é tratado por muitos apenas como um "prêmio de consolação".



Imagem extraída de www.facebook.com/copasudamericana



Há quem enxergue a Sulamericana como uma competição muito pequena para equipes do porte de Corinthians ou São Paulo mas estes clubes atravessam graves crises econômicas e o lucro gerado pelo torneio seria um alento, mesmo que inferior ao de uma Libertadores. Não obstante, um troféu na competição ajudaria a melhorar o clima no vestiário, tranquilizaria o torcedor e até poderia mudar para melhor a situação política dos dirigentes.

A Sulamericana agora é uma competição bem mais acessível que a Copa do Brasil, cujo nível técnico tornou-se muito elevado com a participação de equipes que disputam a Libertadores. Não obstante, a Sula oferece a mesma desejada vaga na Liberta do ano seguinte em caso de título, o que compensaria o esforço.

A Copa Sulamericana não possui o mesmo glamour da Libertadores mas ainda seria um ótimo antídoto para a crise de nossos clubes em quase todos os sentidos. Seria muito interessante, portanto, que o torcedor deixasse o preconceito de lado e valorizasse mais a Sula. Um troféu internacional possui a capacidade de sarar muitas feridas em um time. Vide o caso do Sevilla na última Europa League.



Imagem extraída de www.facebook.com/copasudamericana




Nenhum comentário:

Postar um comentário