segunda-feira, 5 de junho de 2023

CBF, Esqueça o Ancelotti e Contrate o Zidane

Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague



A Seleção Brasileira está prestes a completar seis meses sem treinador efetivo -o técnico do sub-20, Ramon Menezes, segue no comando como interino. Os dirigentes da CBF seguem acreditando em um acerto com Carlo Ancelotti a despeito do italiano ter declarado que seguirá no Real Madrid na próxima temporada.

Não seria necessário ter muita pressa visto que o Brasil dificilmente ficará fora da Copa 2026 devido ao aumento do número de vagas para o Mundial e também pelo fato das Eliminatórias Sul-Americanas serem bastante fáceis dado o grande número de equipes fracas.

Os dirigentes da CBF, por outro lado, deveriam se atentar a outros detalhes além da conquista da vaga para o Mundial, sobretudo se o próximo treinador da Seleção for um estrangeiro. O novo técnico precisaria se adaptar aos costumes do Brasil (incluindo o idioma), conhecer os jogadores, montar uma comissão técnica e negociar outros detalhes burocráticos com os cartolas.

A CBF ainda não trabalha com com um "plano B" -Abel Ferreira (do Palmeiras) e Fernando Diniz (do Fluminense) tiveram seus nomes ventilados pela imprensa. Se os dirigentes não conseguirem um improvável acerto com Ancelotti, há uma opção com o perfil semelhante e que está livre no mercado: o francês Zinedine Zidane.



Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid



Eu já sugeri a contratação de Zidane em outro post e, portanto, é desnecessário explanar o trabalho do francês. O ex-meia já foi auxiliar técnico do próprio Ancelotti no Real Madrid e o estilo de Zizou foi bastante influenciado pelo seu mentor em decorrência disto. Ademais, o ex-jogador tem o desejado "perfil vitorioso" com três Champions Leagues e diversas outras conquistas, incluindo aquelas em seus tempos de atleta.

Zidane, ao contrário de Ancelotti, está sem time no momento e a CBF só precisaria acertar salários com o francês para contratá-lo. Zizou já declarou que só dirigiria quatro equipes (Real Madrid, Juventus, Marseille e Seleção Francesa) por "razões afetivas" mas o ex-meia seria uma opção mais viável do que tentar tirar o italiano dos Merengues sem pagar a multa rescisória. Ademais, ex-armador dificilmente conseguiria realizar o seu sonho de comandar os Bleus neste ciclo visto que Didier Deschamps segue prestigiado no banco de reservas.

É compreensível a insistência da CBF por Ancelotti visto que seu estilo casaria muito bem com os jogadores brasileiros mas os cartolas não podem seguir dando murro em ponta de faca. Zidane, desempregado e com um perfil semelhante ao do italiano, seria uma alternativa perfeita caso o treinador do Real Madrid cumpra com sua palavra em permanecer na Espanha.



Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid




Nenhum comentário:

Postar um comentário