quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Calma com a Garotada, Torcedor!

Imagem extraída de www.facebook.com/copinha



Sem muita novidade mas com muita necessidade, estamos reforçando o apelo que fizemos em 2016 quando pedimos para que o torcedor tenha paciência com a garotada que disputou ou está disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020.

Sim, a Copinha é uma competição como todas as outras: o campeonato vale troféu, é importante para a garotada pelo fato do evento estar sendo televisionado e todos os times têm o objetivo de vencer.

Sim, os garotos que estão em campo precisam aprender a importância de representar uma instituição, de se portar com a platéia (tanto a torcida a favor quanto a contra), de jogar bola profissionalmente e de lidar com a exposição midiática.

É preciso lembrar, porém, que estamos lidando com garotos, jogadores do sub-20 que até ontem estavam no ensino médio pensando na lição de casa e agora precisam lidar com a responsabilidade de se vestir uma camisa pesada.



Imagem extraída de www.facebook.com/copinha



Muitas equipes vão ficando para trás a medida em que a competição avança, o que é óbvio, afinal 127 equipes lutam por um único troféu. Em um campeonato só exite um ganhador, uma taça, um título.

Uma eliminação sempre mexe com os brios da torcida. E a exposição é ainda maior nos dias de hoje com a existência das redes sociais. Os torcedores protestam visitando os perfis da equipe ou dos jogadores, muitas vezes de forma descabida e exagerada.

Não podemos, porém, atribuir aos garotos a mesma responsabilidade que exigimos do time principal. Lembremo-nos de que são apenas garotos que ainda estão aprendendo a jogar bola profissionalmente e que estão aprendendo a lidar com a exposição midiática.

É importante também ressaltar que aqueles garotos mais do que ninguém desejam vencer a Copinha. A competição, por ser televisionada, ofereceria aos aspirantes a visibilidade necessária para que fossem valorizados e promovidos às suas equipes profissionais ou mesmo recebessem um convite para defender clubes maiores. Um eventual título certamente seria a cereja do bolo para a realização de seus sonhos de ganharam a vida através do futebol.

Por favor, torcedor. Tenha paciência com os jovens atletas. Por mais dolorosa que seja uma eliminação, lembrem-se de que são apenas garotos.



Imagem extraída de www.facebook.com/copinha



Nenhum comentário:

Postar um comentário