segunda-feira, 10 de abril de 2023

A Grande Vencedora

Imagem extraída de twitter.com/leilapereiralp



Parabéns, antes de mais nada, ao Palmeiras e aos palmeirenses pela conquista do Campeonato Paulista 2023. Ainda que a competição não tenha mais relevância, um título é sempre um título e deve ser celebrado. Uma pessoa, porém, deve estar festejando esse troféu muito mais do que todos, a presidenta do clube Leila Pereira.

Leila comprou uma briga com Abel Ferreira no começo do ano ao negar reforços ao treinador, que pedia reposição para as saídas de Danilo e Scarpa. O Palmeiras apresentou um grande faturamento em 2022 mas a mandatária ordenou o controle dos gastos para 2023 e pediu para que seu técnico priorizasse as categorias de base do clube, sobretudo com garotos como Giovani e Endrick pedindo passagem.

Torcedores tomaram o partido do treinador e chegaram a protestar contra a mandatária após os resultados iniciais abaixo do esperado, com direito à sede do clube amanhecendo pichada após empate por 0x0 contra o São Paulo no Allianz Parque. Mesmo assim, Leila permaneceu irredutível e nenhum jogador foi contratado para a disputa do Campeonato Paulista.



Imagem extraída de twitter.com/leilapereiralp



As decisões da presidenta podem ser consideradas exageradas, sobretudo com o Palmeiras apresentando superávit e, portanto, com muito dinheiro em caixa para a contratação de reforços. Leila, porém, acertou ao valorizar os jogadores formados no próprio clube, mentalidade da qual o autor é defensor ferrenho. Há muito tempo não se via tantos talentos sendo revelados pelo Palestra Itália -e alguns deles, infelizmente, foram desperdiçados por gestões anteriores. Era mais do que o momento, portanto, para que a garotada tivesse chances no time principal.

A conquista do bicampeonato da Copinha e o bom desempenho dos jogadores formados no próprio clube (em especial Gabriel Menino que conseguiu a sua "redenção") neste início de temporada fortaleceram ainda mais a mandatária que viu as suas controversas escolhas gerarem frutos. A conquista do Campeonato Paulista foi a coroação de Leila por sua postura firme no comando.

O verdadeiro desafio, contudo, começa agora com as competições realmente importantes -Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e, talvez, Mundial Interclubes. O Palmeiras já providenciou a contratação de alguns reforços para Abel como Artur e Ríos visto que apenas os inexperientes garotos podem não ser suficientes para lidar com tamanha responsabilidade.

Leila enfrentou Abel Ferreira e a sua própria torcida. Exagerou ao adotar medidas austeras sem muita necessidade mas os resultados obtidos no Campeonato Paulista mostraram que realmente a presidenta tinha razão em sua postura. A mandatária foi corajosa e, acima de tudo, profissional demonstrando que gestão se faz com seriedade, e não com passionalidade. 



Imagem extraída de twitter.com/leilapereiralp




Nenhum comentário:

Postar um comentário