domingo, 2 de abril de 2023

Bagunça na FEA




Olá, queridas leitoras e queridos leitores! Após pouco mais de uma semana de ausência, voltamos às atividades no blog Farma Football! Peço desculpas pelo período sem atualizações mas não estava em condições de escrever durante os últimos dias.

Eu nunca tive aula na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) mas guardo muitas lembranças do local. Atrás do edifício está localizado o ótimo (e caro!) restaurante Sweden (apelidado de "Taj Mahal" pelos alunos) e o centro acadêmico. E também ficavam situados os "barracões do ICB" (que hoje foram desativados) onde era ministrada a disciplina de anatomia humana.

Os intervalos das aulas de anatomia proporcionaram diversos momentos divertidos. Lembro que ficávamos jogando truco no estacionamento próximo ao "barracão" e a professora ficava assistindo atentamente às partidas -acreditávamos que ela queria participar também!

Algumas das aulas coincidiram com os Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Nós aproveitávamos os intervalos da disciplina para ir até o centro acadêmico da FEA onde havia uma televisão e ficávamos lá assistindo às competições. Incrivelmente, o local estava quase sempre vazio e conseguíamos nos acomodar por lá sem problemas.

Houve um dia de prova quando ficamos com bastante tempo ocioso -a avaliação durava cerca de trinta minutos e saímos de lá cerca de 10h da manhã, ainda muito longe do horário do almoço. Aproveitamos e fomos até o centro acadêmico da FEA para fazer hora.

Havia algumas mesinhas com panos verdes -acredito que haveria alguma competição de "jogos de boteco" por lá em breve- e aproveitamos para jogar truco até o horário do almoço. O local estava quase vazio -havia apenas dois alunos tomando conta - e passamos horas nos divertindo.






Houve, ainda, um dia quando resolvemos jogar pebolim (ou "totó") no local. Eu perdi por 2x0 e fui obrigado a passar sob a mesa junto com o meu parceiro! Menos mal que meus amigos não eram sacanas e não me chutaram enquanto pagava o castigo!

A "diversão" na FEA durou cerca de um ano até que as aulas de anatomia se encerraram e não tive mais a necessidade de frequentar o local. Fiquei um bom tempo sem ir até lá -acho que só voltei ao prédio em 2008 para um almoço no Sweden bancado por um simpósio do ICB.

As aulas, como mencionei, hoje não ocorrem mais no "barracão", que foi desativado. Os alunos agora assistem à disciplina no prédio do ICB-III, onde os docentes do Departamento de Anatomia trabalham. A mudança tornou tudo mais cômodo para os professores (que não precisariam mais se deslocar até o outro lado do campus) e também para o pessoal da FEA (que certamente não se sentia muito à vontade com um local cheio de corpos)!

Foi uma pena, por outro lado, que a maioria dos atuais graduandos não terão mais essa proximidade com a FEA. Como mencionei, tive muitos momentos divertidos nas redondezas do prédio e os alunos não poderão mais desfrutar do local nos intervalos das aulas de anatomia.

Sempre que vou à USP eu tento dar uma passadinha no Sweden para tomar um café (que, felizmente, não é caro como o almoço!) e recordar daqueles momentos tão agradáveis nos arredores da FEA. Quem diria que as aulas de anatomia, que costumam ser assustadoras para a maioria das pessoas, me proporcionariam tantos momentos divertidos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário