sábado, 15 de abril de 2023

Começa o Brasileirão 2023

Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



Inicia-se hoje a edição 2023 do Campeonato Brasileiro. Como de praxe, serão vinte equipes participantes se enfrentando no formato de pontos corridos em turno e returno, totalizando 38 rodadas e 380 partidas. Os times lutam por objetivos distintos na competição: há os que desejam o troféu, os que anseiam por uma vaga na Libertadores ou Sulamericana e aqueles que brigarão para permanecer na elite do futebol nacional.

Eu vejo o Palmeiras (foto acima), o atual campeão, como o grande favorito novamente visto que o Verdão é o clube melhor estruturado e administrado do Brasil, além de contar com um ótimo treinador e um bom elenco. Não obstante, o Porco é forte candidato ao troféu também por demérito dos rivais, incluindo alguns que gozam de excelente saúde financeira mas que ainda são geridos de maneira amadora.

Atlético Mineiro e Flamengo têm o direito de sonhar com a taça por contarem com bons elencos e por estarem em situação financeira favorável, mas suas administrações têm deixado muito a desejar durante os últimos meses e nem mesmo as conquistas recentes parecem suficientes para animar seus torcedores.

O Grêmio poderia se encaixar entre os favoritos ao troféu por contar com um ótimo elenco, uma boa infraestrutura e também pelo fato do clube estar financeiramente saudável. Pesa contra o Imortal o retrospecto recente (em 2021 a instituição estava nas mesmas condições e o time acabou rebaixado a despeito disto) e a desconfiança pelo fato do Tricolor ter acabado de voltar da Série B.

Athletico Paranaense, Fortaleza e Red Bull Bragantino correm por fora. São clubes bem administrados mas que não estão na mesma situação financeira dos rivais acima. Seus elencos, ademais, têm menos opções e seus times não têm apresentado poder de decisão em grandes jogos. Uma vaga na Libertadores, portanto, é o objetivo mais palpável.



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



Corinthians, Fluminense, Internacional e São Paulo (foto acima) seriam considerados "favoritos" há alguns anos atrás pela qualidade de seus elencos. Estes clubes, porém, ainda sofrem de alguns problemas internos que os impedem de lutar efetivamente pelo troféu. Apresentam espasmos em campo diante de grandes rivais mas não possuem regularidade para brigar no alto da tabela. Devem se contentar com vaga na Pré-Libertadores ou Sulamericana.

Bahia e Vasco são os dois "novos ricos" do futebol brasileiro após se transformarem em empresas e serem adquiridos por magnatas. A temporada para os dois clubes, porém, será muito mais de transição do que afirmação visto que as instituições ainda têm uma casa para arrumar, as equipes ainda estarão aprendendo a lidar com a nova realidade e ainda não se sabe como seus proprietários lidarão com a instabilidade inicial dos times. A Sulamericana é um objetivo mais palpável neste cenário.

Botafogo e Cruzeiro adoraram o modelo de clube-empresa há mais tempo que Bahia e Vasco. A "herança maldita" das administrações anteriores, porém, ainda impede os clubes de lutarem efetivamente pelo troféu ou por vaga na Libertadores. Alguns jornalistas até veem o Glorioso e a Raposa em risco de queda. Uma vaga na Sulamericana estaria de bom tamanho para ambos. 

América Mineiro, Coritiba, Cuiabá, Goiás e Santos (foto abaixo) correm o risco de serem rebaixados. São clubes que apresentam poucos recursos financeiros e elenco para competirem. Alguns deles, não obstante, se encontram em situação bastante complicada sob o ponto de vista administrativo. Devem fazer boas partidas inicialmente mas provavelmente ocuparão as últimas posições da tabela a longo prazo. 

Vale lembrar que esta análise foi realizada levando-se em conta o momento atual dos clubes. O esporte envolve o fator humano e isto pode interferir no desempenho das equipes: trocas de treinadores, brigas no elenco, lesões, competições paralelas, vendas/aquisições de jogadores, mudanças na administração, ... Não por acaso, os narradores dizem que "o futebol é uma caixinha de surpresas".



Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc




Nenhum comentário:

Postar um comentário