quarta-feira, 26 de abril de 2023

Dinamarquês Antitanque

Imagem extraída de www.facebook.com/fcbarcelona



Uma das estratégias mais utilizadas pelos treinadores consiste em lançar mão de um atacante grandão com boa imposição física (ou "trombador" mesmo) para abrir espaços na zaga rival visando criar brechas para que os companheiros mais velozes possam se infiltrar. Mesmo se aproximando do final da carreira, os gigantes Olivier Giroud e Edin Džeko ainda prestam excelentes serviços às suas respectivas equipes graças à suas estaturas privilegiadas.

O atacante grandão tornou-se ainda mais útil com o advento dos zagueiros mais leves: atualmente muitas equipes optam por defensores de mais técnica ou mobilidade com o objetivo de subir a segunda linha com mais frequência. Esse tipo de beque, contudo, tem mais dificuldades quando precisa dividir bolas e se torna presa fácil para os centroavantes adversários. Muitas vezes, os times precisam mobilizar dois ou três desses jogadores para conseguir deter um "tanque", deixando o gol vulnerável.

O zagueiro Andreas Christensen surgiu como um antídoto contra os "tanques" adversários. O dinamarquês é alto (1,87m de altura) e forte, compensando a falta de força física dos companheiros de zaga no Barcelona. O camisa 15 (6 pela Seleção Dinamarquesa) ainda possui uma boa mobilidade, podendo atuar como primeiro volante quando necessário.



Um atacante grandão como Giroud pode obrigar o adversário a mobilizar até três
zagueiros e, com isso, abrir espaço para a infiltração de companheiros. Christensen,
porém, consegue deter os centroavantes grandalhões sozinho graças à sua estatura
e, dessa forma, consegue anular a estratégia (imagem obtiva via this11.com). 



Christensen demonstrou isso durante a última Copa do Mundo quando o camisa 6 conseguiu anular Giroud sozinho -a França só venceu a Dinamarca graças à individualidade de Mbappé. O defensor também contribui muito com o desempenho do Barcelona na atual temporada com apenas nove gols concedidos em 30 jogos disputados no Campeonato Espanhol.

Uma pena que zagueiros como Christensen sejam raros no futebol. A maioria dos defensores grandões não prima pela velocidade e muitos deles tendem a ser faltosos por chegarem atrasados nos lances. O dinamarquês, portanto, foi um grande acerto do Barcelona e já pode ser considerado uma das melhores contratações da temporada 2022-23 na Europa.

O sucesso de Christensen pelo Barcelona e pela Dinamarca deve motivar os clubes a buscarem por zagueiros com seu perfil. Quando isto acontecer, teremos verdadeiras batalhas de titãs, com defensores e centroavantes grandões brigando por cada centímetro quadrado na área...



Imagem extraída de www.facebook.com/herrelandsholdet




Nenhum comentário:

Postar um comentário