sábado, 29 de abril de 2023

Pepe, o Interminável

Imagem extraída de www.facebook.com/FCPorto



Quando se fala em Pepe, quase sempre vem à nossa cabeça a imagem daquele zagueiro brasileiro naturalizado português que era considerado faltoso, violento e até desleal. E se eu contasse para vocês que o jogador amadureceu e vem se notabilizando muito mais pelos lances bonitos do que pelas faltas? E mais: vocês acreditariam que ele já está com 40 anos, continua atuando em bom nível técnico e acabou de renovar com o Porto?

Pepe completou 40 anos em fevereiro deste ano mas continua firme e forte nos gramados. Tal fato surpreende ainda mais visto que o futebol está cada vez mais exigente sob o ponto de vista físico, o que obrigou até mesmo atletas jovens como Schürrle e Khedira a pendurarem as chuteiras. Quem acompanhou os jogos de Portugal na última Copa do Mundo deve ter se espantado com o desempenho do zagueiro que continuou muito seguro em campo, cometeu pouquíssimas faltas e até anotou um gol.

O zagueiro já vinha demonstrando evidentes sinais de evolução desde o ciclo para a Copa 2018, quando estatísticas revelaram que era um dos defensores menos faltosos da Europa. A má campanha no Mundial 2014 (quando foi expulso na estreia contra a Alemanha) parece ter sido a "virada de chave" em sua carreira.



Imagem extraída de www.facebook.com/FCPorto



A maturidade do defensor também ficou evidente fora dos gramados. O alagoano mostrou-se um ótimo líder e foi nomeado capitão pelo Porto e também pela Seleção Portuguesa -na ausência do intocável Cristiano Ronaldo. Com a faixa no braço, o jogador teve o gostinho de conquistar mais alguns títulos em sua vitoriosa carreira, desta vez como o primeiro em ter a honra de erguer o troféu.

O zagueiro não dá sinais de que irá parar tão cedo apesar dos 40 anos muito bem vividos. O alagoano acabou de renovar com o Porto por mais uma temporada e ele segue fundamental nas equipes que representa, tanto pelos Dragões quanto pelas Quinas. Não será surpresa alguma que Pepe dispute a Euro 2024 (quando estará com 41 anos) ou a Copa 2026 (quando terá 43).

Pepe mais parece um vinho em campo: quanto mais velho, melhor. É fato que a idade prejudica o desempenho dos atletas, sobretudo aqueles que atuam em alto nível. O alagoano, porém, desafia a logica assim como Modrić e Ibrahimović, resistindo bravamente ao tempo e empilhando mais conquistas apesar das transformações do futebol.



Imagem extraída de www.facebook.com/FCPorto




Nenhum comentário:

Postar um comentário