terça-feira, 18 de abril de 2023

...E o Rayo Caiu Duas Vezes no Mesmo Lugar

Rodrygo (de branco) fez dois gols e classificou o Real Madrid para mais
uma semifinal (imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague). 



Um ditado popular afirma que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar, algo que não possui fundamentação científica mas que segue no imaginário das pessoas. Na partida de hoje, Rodrygo Rayo, em dois contra-ataques, fez os dois gols que classificaram o Real Madrid para as semifinais da Champions League.

O Chelsea, comandado pelo interino Frank Lampard, foi a campo em 3-5-2 com três volantes com o objetivo de ter superioridade numérica no meio-de-campo, além de travar Modrić e Kroos. O Real Madrid foi escalado no tradicional 4-3-3 com Camavinga improvisado na lateral esquerda.

Os Blues atacaram principalmente pela direita com Reece James e Kanté. Kovačić atuava um pouco mais recuado permitindo que Enzo Fernández e o volante francês pudessem subir ao ataque. Os londrinos criaram mais chances inicialmente mas as desperdiçaram.

O Real, inicialmente, não conseguiu jogar. A superioridade azul no meio-de-campo travou os armadores blancos e os visitantes responderam pelos lados com Vini Jr. ou Rodrygo sem muito sucesso. Apenas ao final do primeiro tempo os madrilenhos tiveram um pouco mais de liberdade para subir e testar o goleiro Kepa.



Chelsea, em 3-5-2, trava o meio-de-campo e força as jogadas pela
direita com James e Kanté, mas peca nas finalizações. Real, em
4-3-3, passa boa parte da 1ª etapa encurralado e tenta responder
pelos lados (imagem obtida via this11.com).



O Chelsea retorna mais ofensivo para o segundo tempo e consegue imprensar o Real com linhas altas. Os Blues seguem na estratégia de forças as jogadas sobre Camavinga e utilizando o volante Kanté como elemento surpresa no ataque. Os londrinos, porém, continuam pecando nas finalizações ou param no goleiro Courtois.

O Real, com Rüdiger no lugar de Alaba, aceita a pressão adversária e segue tentando responder pelos lados. Em um desses lances, Militão aciona Rodrygo pela direita e o Rayo abre o placar. O Chelsea até consegue recompor a defesa mas não foi o suficiente para evitar o gol. 1x0 para os visitantes.

Lampard, sem saída, segue com a estratégia de linhas altas e coloca mais atacantes em campo (Mudryk, Sterling e João Félix) mas nenhum deles consegue superar Courtois. O Real, em compensação, consegue um novo contra-ataque, desta vez pela esquerda com Vini Jr. e Valverde, e Rodrygo só tem o trabalho de empurrar a bola para fechar a conta. 2x0 para os Merengues.

Ancelotti, já com a vaga na mão, oferece descanso aos veteranos ou aos jogadores mais cansados e o Real se resume a "cozinhar o galo" trocando passes. Chelsea, já mentalmente derrotado, até ensaia alguma pressão mas não tinha forças nem para tentar um gol de honra.



Chelsea vai para cima do Real mas deixa espaços às costas da
defesa que Rodrygo aproveita (imagem obtida via this11.com).



Real "administra" o resultado obtido no jogo de ida e consegue os gols aproveitando o desespero dos rivais pelo resultado. Mesmo com os desfalques no elenco, os Merengues "souberam sofrer" em campo e não desperdiçaram as oportunidades oferecidas.

Chelsea luta muito mas erra demais em campo. Faltou competência (e, talvez, calma) nas finalizações e também nas recomposições defensivas. Os Blues, que foram o clube que mais contratou na última janela de transferências, veem todo o seu investimento virar pó. Não obstante, os londrinos não têm mais chances de títulos na temporada e mesmo uma nova vaga para a Champions é muito difícil neste momento -estão a 17 pontos atrás do 4º lugar, Newcastle. Uma enorme reformulação deverá ocorrer em junho após tal desempenho.

Rodrygo demonstrou que um raio pode, sim, cair duas vezes no mesmo lugar. O Rayo, em dois lances semelhantes, decidiu a partida e selou a classificação do Real Madrid. O garoto, de apenas 22 anos, demonstrou muita maturidade em campo, oportunismo nos dois gols e pode ser o futuro do clube madrilenho durante os próximos anos.



Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague




Nenhum comentário:

Postar um comentário