sábado, 8 de abril de 2023

Dudu e as Duas Causas

Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



Alguns jornalistas e boa parte dos torcedores palmeirenses reclamaram da falta de oportunidades para o meia-atacante Dudu na Seleção Brasileira. O jogador sempre demonstrou talento e poder de decisão pelo Palmeiras. Ademais, o camisa 7, que era um futebolista extremamente problemático, amadureceu bastante ao longo dos anos e hoje é uma das referências no elenco alviverde.

Dudu, porém, sempre foi preterido na Seleção Brasileira pelo excesso de concorrência no ataque, por não defender nenhum grande clube europeu e também por não contar com a simpatia dos treinadores. O jogador até foi convocado algumas vezes por pressão da mídia mas quase sempre atuava fora de sua posição favorita ou entrava apenas durante os minutos finais das partidas, como quase sempre acontece com atletas "impulsionados" pela imprensa.

O jogador, ciente de que dificilmente jogaria uma Copa do Mundo pelo Palmeiras, pediu várias vezes para ser negociado com algum clube europeu, o que foi sumariamente negado pelas gestões anteriores segundo alguns jornalistas. Dudu, que fora adquirido pelo Verdão em 2015 após um "chapéu" no São Paulo e no Corinthians, sempre foi tratado como um "troféu" pelos dirigentes alviverdes, que se recusavam a abrir mão de seu "prêmio".

Dudu, então, tomou uma decisão radical em 2020 e se transferiu por empréstimo ao Al Duhail do Catar. Sabendo que dificilmente seria chamado por Tite para a Copa 2022, o atleta foi jogar no Oriente Médio visando se naturalizar catariano e disputar o Mundial pelo selecionado local. A FIFA, porém, mudou as regras para a admissão de jogadores estrangeiros em seleções e frustrou os planos do atacante, que acabou voltando ao Palmeiras em 2021.



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



Dudu, agora aos 31 anos, dificilmente será lembrado pelo próximo treinador da Seleção Brasileira. Os atuais dirigentes da CBF deixaram evidente que desejam um rejuvenescimento na equipe para o próximo ciclo. Pelo mesmo motivo, o atacante dificilmente conseguirá se transferir para algum clube europeu de ponta neste momento e brigar por uma vaga no selecionado.

Não podemos afirmar que a permanência de Dudu no Palmeiras tenha sido um erro afinal o atacante obteve várias conquistas individuais e coletivas pelo clube. Ademais, ainda que alguns daqueles dirigentes alviverdes tivessem pensado mais com o ego na manutenção do jogador, os cartolas também buscaram manter a competitividade do elenco ao segurar o atleta durante tantos anos.

Dudu, por outro lado, perdeu a chance de ter a sua "revanche" na Europa (ele teve uma passagem sem muito brilho pelo Dinamo Kyiv da Ucrânia) e de lutar efetivamente por uma vaga na Seleção Brasileira. Alguns jornalistas sempre trataram o atacante como "craque" e "diferenciado" mas é consenso de que apenas o futebol europeu poderia atestar tais qualidades nos dias de hoje, ainda que o Palmeiras seja um grande clube.

Dudu, espontaneamente ou não, acabou abrindo mão de uma carreira internacional (e, consequentemente, da Seleção Brasileira) para fazer história no Palmeiras. Não foi um erro mas o atacante foi obrigado a renunciar de um sonho para realizar o outro.



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário