terça-feira, 11 de abril de 2023

Mudar pra Que?

Bernardo Silva fez um gol e deu muito trabalho à defesa do
Bayern (imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague).



O Bayern München, surpreendentemente, anunciou no final de março a troca do treinador Julian Nagelsmann (que estava com 100% de aproveitamento na Champions League) por Thomas Tuchel. A mudança teria sido motivada pelo mau relacionamento entre o elenco e o técnico anterior. Não se sabe o quanto isto afetou o time na partida mas certamente houve alguma influência no desempenho dos bávaros.

O City foi a campo em 4-4-2 variando para 3-5-2 com o zagueiro Stones atuando como primeiro volante, liberando Rodri e Gündoğan para atacarem. O Bayern, por sua vez, foi de 4-2-3-1 variando para 4-4-2 sem uma referência na área visto que o atacante Choupo-Moting não estava disponível para a partida de hoje.

Os mandantes, como sempre, adiantaram suas linhas e valorizaram a posse de bola. Bernardo Silva, pela direita, foi quem mais deu trabalho ao Bayern forçando as jogadas em cima de Alphonso Davies. Os visitantes, responderam tentando bolas longas às costas da defesa inglesa assim como Tuchel havia feito em 2021 contra o próprio City, mas a recomposição dos Citizens conseguiu negar os espaços desta vez.

Os Citizens abriram o placar justamente em uma jogada pela direita: Bernardo, aproveitando os espaços deixados por Davies, encontrou Rodri que acertou um petardo de fora da área sem chances para o goleiro Yann Sommer. City 1x0.



City, em 3-5-2, cria principalmente pela direita com Bernardo
forçando sobre Davies e tentando acionar De Bruyne ou Haaland.
Bayern, em 4-4-2, responde com bolas longas ou esticadas para os
atacantes, mas para na recomposição inglesa (obtido via this11.com).



O Bayern saiu mais para o jogo durante o segundo tempo e utilizou a velocidade de seus ponteiros para criar chances de gol mas faltava uma referência na área para arrematar as jogadas. O City passou a responder também com Grealish pelo lado esquerdo além de continuar forçando pela direita com Bernardo Silva.

O zagueiro Upamecano cometeu vários erros ao longo da segunda etapa. O francês recuou mal uma bola para Sommer que quase terminou em gol de Grealish. Minutos depois, o defensor tentou sair jogado e acabou desarmado pela marcação alta de Haaland que terminou em gol de Bernardo Silva. City 2x0. Houve ainda tempo para o norueguês fechar a conta após cobrança de escanteio pela direita.

O Bayern, sem saída, foi para cima do City e cruzou muitas bolas perigosas na área de Ederson mas faltava um camisa 9 para arrematar as jogadas ou abrir os espaços para as infiltrações. Nem mesmo as mexidas de Tuchel foram suficientes para abalar a sólida defesa azul.



Bayern tenta cruzar bolas na área de Ederson mas falta um
camisa 9 para finalizar. City responde aproveitando as
falhas de Upamecano (imagem obtida via this11.com).



City vence aproveitando as falhas defensivas do rival e também graças à sua zaga que foi muito bem nas recomposições. Levarão uma vantagem confortável para a próxima semana em Munique. Bayern visivelmente não se encontrou no jogo. A mudança repentina no comando muito provavelmente afetou o ânimo do elenco na partida.

O Bayern terá a difícil (para não dizer "impossível") missão de reverter um placar de 3x0 em casa. Fica a lição para os dirigentes bávaros que visivelmente se precipitaram com a demissão de Nagelsmann e agora o time paga o preço em campo.



Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague




Nenhum comentário:

Postar um comentário