sábado, 13 de maio de 2023

A Patada do São Paulo

Imagem extraída de www.facebook.com/pato



Alexandre Pato nunca escondeu o desejo de retornar ao São Paulo. Mesmo após ter deixado o Morumbi pela porta dos fundos em 2020 (o atleta fora desligado como um bode expiatório pela eliminação do Campeonato Paulista), o jogador faz média com o torcedor nas redes sociais postando várias fotos com a camisa do Tricolor e escolheu estrategicamente as instalações do clube para se manter em forma após deixar o Orlando City dos EUA. O retorno do paranaense deve ocorrer assim que a janela de transferências estiver aberta novamente.

Pato sempre foi extremamente bajulado por jornalistas desde 2006 quando surgiu no Internacional, exatamente como alguns comunicadores fazem atualmente com Endrick no Palmeiras. Isto serviu para moldar a personalidade do jogador, que se tornou muito mais uma celebridade do que um atleta. 

O atacante acabou indo cedo para a Europa -o Milan adquiriu seus direitos na virada de 2006 para 2007 quando o atacante tinha apenas 17 anos- mas o midiático jogador nunca vingou no Velho Continente apesar de seu talento. Pato, então, acabou encontrando no São Paulo um porto seguro para reerguer a sua carreira. Sentiu-se tão acolhido no Morumbi que voltou ao clube para uma segunda passagem em 2019.



Imagem extraída de www.facebook.com/pato



Pato é um jogador talentoso mas seu lado midiático prejudicou muito a sua carreira. Tanto que o atleta em diversos momentos era muito mais lembrado pelas namoradas famosas do que pelos lances bonitos e ele já foi acusado de ser "disperso" em campo. Não obstante, o paranaense já está com 33 anos (fará 34 em setembro) e dificilmente poderá ajudar o São Paulo em campo agora que o seu auge físico já passou.

A contratação de Pato mais parece uma maneira de fazer média com o torcedor são-paulino (que ainda simpatiza com o atacante apesar de sua última passagem esquecível pelo Morumbi) do que uma solução para os problemas em campo. Há jornalistas que afirmam que o midiático paranaense serviria como um novo "escudo" para os dirigentes visto que seu apelo desviaria a atenção da imprensa.

A vinda de um jogador midiático, ademais, poderia tumultuar novamente o ambiente no elenco. Os dirigentes já tiveram de "cortar na própria carne" ao trocar o ídolo Rogério Ceni por Dorival Júnior para acalmar o vestiário, e agora correm o risco de criar um novo problema. Diante dos fatos aqui apresentados, fica evidente porque o São Paulo se tornou um time tão instável durante os últimos anos.

Pato terá no São Paulo a grande chance de calar a boca dos críticos e provar que não é uma "eterna promessa". O jogador, contudo, possui um histórico ruim em vestiários de clubes brasileiros. E, aos 33 anos, ele dificilmente poderá se impor em um meio onde a forma física tem feito muito mais a diferença do que o talento.



Imagem extraída de www.facebook.com/pato




Nenhum comentário:

Postar um comentário