quinta-feira, 4 de maio de 2023

Juntos Triunfaremos ou Juntos Pereceremos

Imagem extraída de www.facebook.com/corinthians



O Corinthians, após as negativas de Tite e de Mano Menezes, apostou mais uma vez em seu passado e trouxe de volta Vanderlei Luxemburgo, o treinador que teve grande contribuição com os títulos no final dos anos 90. Luxa, ademais, é o técnico que mais vezes venceu o Campeonato Brasileiro com cinco conquistas e estava sem clube desde o final de 2021, quando deixou o Cruzeiro.

Luxa, porém, não obtém conquistas relevantes desde 2004, quando faturou o Brasileirão pelo Santos. De lá pra cá, o treinador venceu apenas campeonatos estaduais que perderam a importância ao longo dos anos, mas que serviram como escudo para o carioca sobreviver no cargo. Mais do que isso, o técnico passou a ser considerado "ultrapassado" por alguns jornalistas e seus trabalhos opacos nos últimos anos deram razão aos comunicadores.

O treinador, obviamente, sempre refutou as críticas do jornalistas mas os grandes clubes do Brasil fizeram coro com os comunicadores e poucos deles abriram as portas para Luxa durante os últimos anos apesar do seu currículo vitorioso. Os poucos troféus recentes, a rigidez com o elenco e os trabalhos sem brilho pesavam contra o carioca.



Imagem extraída de www.facebook.com/corinthians



Luxa, neste cenário lúgubre, obteve uma chance de ouro no Corinthians para provar que não está "ultrapassado" e que ainda pode montar elencos competitivos. Sua primeira impressão contra o Independiente del Valle, porém, foi a pior possível com o Timão perdendo em casa para os equatorianos, que são considerados um "exemplo de modernidade". Não obstante, o carioca recebeu uma equipe em crise devido a dívidas e às duas demissões de técnicos.

O treinador, ademais, não me parece ter o perfil apropriado para o momento do Corinthians -Luxa, que costuma ser rígido com o elenco, seria mais adequado se o grupo estivesse acomodado, o que não é o caso. O verdadeiro problema do Timão é o elenco envelhecido, além da dependência excessiva do lesionado Renato Augusto que é outro veterano. Um técnico mais conciliador como Abel Braga, Dorival Júnior ou Tite seria mais indicado para acalmar um momento de crise como este. A urgência por resultados, porém, fez o Coringão a se apegar ao passado e lançar mão de Luxemburgo.

Corinthians e Luxa se agarram um ao outro para se salvarem. As aleatoriedades do futebol podem permitir que ambos encontrem a luz no fim do túnel e possam reviver aqueles dias de glória após tantos anos na escuridão a despeito de todos os argumentos aqui apresentados. Ou pode fazer com que ambos "morram abraçados".



Imagem extraída de www.facebook.com/corinthians




Nenhum comentário:

Postar um comentário