domingo, 14 de maio de 2023

Derrotado e Humilhado




Quando eu estava na graduação, costumava jogar baralho com os amigos durante os intervalos das aulas. Eu, aliás, gostaria muito de saber se os alunos da atual geração ainda mantém tal hábito nos horários livres ente as disciplinas! O truco era a principal atividade mas os colegas não tardaram a trazer outras modalidades como palitinho, Uno e tranca. Esta última rendeu uma história divertida protagonizada pelo autor!

2005. Havia duas disciplinas no período da manhã. A primeira aula acabou bastante cedo -acho que eram nove horas- e ficamos com muito tempo livre -teríamos de esperar quase uma hora até a próxima matéria. Foi quando algumas garotas da minha sala me convidaram para jogar tranca, um jogo semelhante ao buraco -não sei diferenciar as duas modalidades.

Estávamos na última rodada antes da próxima aula começar quando fiz uma grande besteira: descartei uma carta que formaria uma canastra e que nos daria a vitória. Só percebi o erro quando as garotas começaram a gritar apontando o meu deslize. Confesso que até pensei em pedir para voltar o lance mas resolvi engolir a derrota.






A professora chegou enquanto eu era "aloprado" pelas garotas após eu deixar a vitória literalmente escapar por entre os meus dedos. Nem a docente acreditou na enorme besteira que eu fiz e começou a tirar sarro de mim também!

Uma pena que a frequência das jogatinas diminuiu drasticamente nos anos seguintes. A maioria dos colegas (e também parceiros de carteado) partiu para a "indústria" (a maneira como chamamos os empregos fora da universidade) e transferiu as matérias para o período noturno, enquanto eu permaneci no curso integral. Triste mas é para isso que nós estudamos.

A última vez que joguei algo na Farmácia foi em meados de 2008, quando eu já estava com um pé no Instituto de Ciências Biomédicas. Um "bixo" me chamou para umas partidas de Magic the Gathering (será que alguém ainda joga isso?) e fui derrotado mais algumas vezes visto que meu baralho estava bastante desatualizado!

Sinto falta dos carteados nos intervalos das aulas! Tive tantos momentos divertidos que nem mesmo as derrotas me desmotivavam a jogar. Eu, aliás, nem fiquei chateado com o episódio da tranca, muito pelo contrário: até hoje lembro do incidente com muito humor! Tanto que eu o trouxe aqui para o blog no dia de hoje!



x




Nenhum comentário:

Postar um comentário