quinta-feira, 11 de maio de 2023

Cano e a Realidade do Futebol Brasileiro

Imagem extraída de www.facebook.com/FluminenseFC



Germán Cano, enfim, agora é conhecido na Argentina. O atacante teve uma carreira apenas modesta em seu país natal e foi brilhar em outras praças, como o México e a Colômbia antes de se tornar ídolo no Brasil. A surra que o Fluminense aplicou no poderoso River Plate (ajudado pela expulsão de González Pírez, cabe mencionar) chamou a atenção dos vizinhos que queriam saber mais a respeito do "desconhecido" compatriota.

O atacante ganhou as manchetes dos jornais em seu país natal e a sua fama goleadora atravessou as fronteiras do Brasil. Jornalistas e torcedores daqui já vinham pedindo por chances para Cano na Albiceleste desde 2022 e agora, com a boa fase do jogador, os apelos devem aumentar ainda mais.

Uma convocação de Cano por Lionel Scaloni é uma possibilidade muito remota. O atacante já está com 35 anos enquanto há muitos concorrentes mais jovens (Julián Álvarez, Lautaro, Garnacho, ...) disputando posição. Ademais, há algum tempo que um jogador atuante no futebol brasileiro não é chamado pela Albiceleste -o último foi o zagueiro Walter Kannemann, selecionado em 2019 e que esteve na lista de espera para a Copa 2022.

Cano certamente teria mais chances há alguns anos atrás quando os treinadores argentinos convocavam os atletas daqui com uma certa frequência. Tévez, Mascherano, D'Alessandro, Guiñazú, Barcos e Montillo foram alguns dos sortudos que tiveram oportunidades durante décadas anteriores. Contudo, atualmente a preferência é por atletas que atuem no futebol europeu, assim como acontece na Seleção Brasileira.



Imagem extraída de www.facebook.com/FluminenseFC



Há alguns anos atrás não havia tantas discrepâncias entre o futebol da Europa e o da América do Sul. Tanto que havia algum equilíbrio entre os dois continentes nos Mundiais de Clube e em Copas do Mundo. Naquela época, portanto, havia mais chances para os argentinos que jogavam em nosso país. Hoje, contudo, praticamente apenas atletas que atuam no Velho Continente têm chances de serem convocados.

As chances de Cano podem aumentar caso o atacante vença a Libertadores (que foi o caso de Kannemann) e/ou consiga se transferir para algum grande time europeu. Ambas as possibilidades, contudo, são remotas devido aos rivais de maior poder aquisitivo (Flamengo, Palmeiras e o próprio River Plate são francos favoritos ao troféu continental) e pelo fato do jogador já estar com 35 anos, sem muito mercado na Europa.

Resta, portanto, a Cano continuar a fazer os seus gols e a desfrutar de sua boa fase. O argentino já foi apresentado a seus compatriotas que, em tom de brincadeira, chegaram a perguntar o valor de seu passe durante a coletiva após a vitória sobre o River Plate. Quem sabe Lionel Scaloni não convoque o camisa 14 para algum amistoso após este "cartão de visitas".



Imagem extraída de www.facebook.com/FluminenseFC




Nenhum comentário:

Postar um comentário