domingo, 7 de maio de 2023

Quando a Seleção de Mano Menezes Deu Sono




Meu orientador costumava organizar festas juninas no meio do ano para integrar o pessoal do laboratório onde eu trabalhava. Havia churrasco, atividades para as crianças, música (os próprios alunos tocavam) e muito mais.

A festa de 2011 coincidiu com a realização da Copa América daquele ano. Na ocasião, a Seleção Brasileira, que era comandada por Mano Menezes, não estava convencendo com dois empates e apenas uma vitória na fase de grupos. Isso fez com que o Brasil encontrasse o Paraguai de Tata Martino nas quartas-de-final e o jogo seria realizado em um domingo, bem no dia da confraternização.

Meu chefe preparou o salão para assistirmos ao jogo, ainda mais que seu amigo gringo, que é fanático por futebol, também estava presente. Meu orientador bem que tentou projetar a partida na parede para melhorar a visibilidade mas não teve êxito.

Eu, como sempre, fui "fazer um social" com os colegas e fiquei tirando fotos do pessoal para postar no Facebook -não havia Instagram naquela época. Alguns orientandos trouxeram instrumentos musicais e aproveitei para realizar algumas filmagens de suas performances.






Paramos tudo o que estávamos fazendo e fomos assistir à partida às 16h. O jogo estava péssimo, com duas equipes estritamente defensivas e sem saber o que fazer com uma bola nos pés. O Brasil até tentava alguma coisa mas esbarrava na estratégia de Tata Martino que visivelmente queria levar a decisão até os pênaltis.

A partida estava tão desanimadora que eu cochilei um bom pedaço do segundo tempo e também durante alguns minutos da prorrogação. Foi quando meu chefe me perguntou o que eu estava achando do jogo e eu lhe respondi: "Não sei, Professor! Eu estava dormindo"!

Acho que eu deveria continuar dormindo visto que o cenário da partida não mudou durante o tempo extra e ainda vi o Brasil desperdiçar todos os pênaltis. Curiosamente, apenas o meia Elano foi responsabilizado pela eliminação mas nenhum jogador canarinho conseguiu balançar as redes nas cobranças.

A festa estava divertida mas a eliminação do Brasil molhou o chope dos presentes e o evento acabou ficando um pouco melancólico. Faz parte, afinal o futebol é aleatório por envolver o fator humano e nem sempre o favoritismo se confirma.

Acho que eu deveria ter falado para o meu chefe que churrascos com jogos da Seleção não combinam muito visto que eu tivera duas experiências não muito felizes neste sentido! Reunir os amigos para assistir a partidas de futebol é sempre um programa muito legal, mas o resultado pode interferir na "experiência"!







Nenhum comentário:

Postar um comentário