quinta-feira, 18 de maio de 2023

Loucura no Uruguai

Imagem extraída de www.facebook.com/LeedsUnited



Asociación Uruguaya de Fútbol (AUF) anunciou o argentino Marcelo El Loco Bielsa como o novo treinador de sua seleção. A federação, após meses de namoro com o técnico, oficializou a sua contratação na última segunda-feira (dia 15 de maio) através das redes sociais. O vínculo irá até 2025, quando acabam as eliminatórias para a Copa 2026, com possibilidade de renovação caso a Celeste se classifique ao Mundial.

Bielsa estava sem time desde fevereiro de 2022 quando deixou o Leeds United da Inglaterra. Será o terceiro trabalho do Loco em equipes nacionais. O argentino já dirigiu o selecionado de seu país natal (entre 1998 e 2004) e também o Chile (de 2007 até 2011), tendo deixado um grande legado em ambas apesar de não ter conquistado troféus -ele foi campeão olímpico pela Albiceleste em 2004, mas a medalha não conta como um título para a FIFA.

A escolha de Bielsa pela AUF não poderia ser mais acertada para o momento visto que o Uruguai necessita urgentemente de uma renovação em seu elenco. Pudera, afinal a geração de Suárez, Cavani e Godín já chegou ao seu limite e não conseguiu ir além da fase de grupos no último Mundial. O Loco, por sua vez, é um treinador que sempre prezou pelo uso das categorias de base nas equipes que dirigiu e seu trabalho não deverá diferente pelos Charrúas.

O argentino terá um ótimo material humano para iniciar o seu trabalho na Celeste, incluindo o zagueiro Ronald Araújo (Barcelona), o lateral Mathías Oliveira (Napoli), o meia Fede Valverde (Real Madrid) e o atacante Darwin Núñez (Liverpool). A maior dificuldade, porém, será fazer o time a aprender a jogar sem Suárez ou Cavani.



Imagem extraída de www.facebook.com/LeedsUnited



Não consigo esconder a empolgação com a indicação de Bielsa pela AUF. As equipes do argentino são conhecidas por jogar um futebol vistoso com trocas de passes, intensidade e ofensividade. Tudo isso sem deixar a raça de lado. O Loco costuma armar suas equipes com três zagueiros enquanto o Uruguai costuma adotar variações do 4-3-3, mas é possível chegar em um "consenso" utilizando um cabeça-de-área centralizado entre os dois defensores, algo que Arévalo Ríos realizava em outros ciclos.

Confesso que a escolha do argentino foi bastante surpreendente. A Celeste sempre foi conhecida por ser uma equipe mais defensiva e mais pesada em campo. Ademais, os dirigentes da AUF deixaram a rivalidade e o orgulho de lado ao escolherem o Loco para comandar a sua seleção -sim, afinal Argentina e Uruguai são rivais ferrenhos no futebol.

Bielsa terá seus primeiros testes em junho em amistosos contra Nicarágua e Cuba. O argentino terá muito trabalho, afinal é muito difícil abrir mão de uma geração de craques como Suárez e Cavani. O Loco, porém, sabe como renovar elencos e, mesmo sem títulos, sempre deixou um ótimo legado para seus sucessores nas equipes que dirigiu.



Imagem extraída de www.facebook.com/aufoficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário