segunda-feira, 22 de maio de 2023

Mourinho no PSG?

Imagem extraída de www.facebook.com/officialasroma



Surgiram especulações de que o treinador José Mourinho pode ir para o Paris Saint-Germain na próxima temporada. O diretor esportivo do PSG, Luís Campos, seria o principal articulador para a contratação de seu compatriota. O atual técnico do time francês, Christophe Galtier, ficou bastante pressionado no cargo após as eliminações da Coupe de France e, principalmente, da Champions League, além de ter apresentado dificuldades em controlar os egos de suas estrelas.

Mou estava em baixa após seus últimos trabalhos na Inglaterra que ficaram marcados por muitos desentendimentos. Os métodos do treinador passaram até a ser considerados "ultrapassados" por alguns críticos. O português, contudo, conseguiu se reerguer na Roma ao conquistar a Conference League em 2022 e agora está na final da Europa League com os Giallorossi, podendo erguer mais uma taça continental.

Uma possível contratação de Mou pelo PSG seria bastante apropriada por uma série de razões: o português possui um currículo vitorioso, tem estofo para peitar as estrelas do elenco e suas equipes sempre são competitivas, sobretudo nos mata-matas como a Champions League que é o grande sonho dos acionistas catarianos.

Pesa contra Mou o seu temperamento que foi determinante para as suas últimas demissões. Os dirigentes do PSG, aliás, costumam tomar partido de suas estrelas nos confrontos e, portanto, Mourinho dificilmente permaneceria no cargo caso se desentendesse com astros como Neymar ou Mbappé.



Imagem extraída de www.facebook.com/officialasroma



O PSG não teria problemas em pagar a multa de Mou e tirá-lo da Roma mas o português sabe que está valorizado novamente e terá ainda mais mercado caso consiga vencer o Sevilla no dia 31 de maio. A Ligue 1 ainda é um campeonato que não possui a mesma competitividade da Premier League, La Liga ou da Serie A. Mourinho, portanto, poderia recusar os "petrodólares" dos franceses para disputar uma liga mais relevante.

Os franceses, por outro lado, poderiam oferecer ao português recursos para montar elencos grandiosos como em seus tempos de Real Madrid ou Chelsea e, com isso, aumentar as chances de reaver o título da Champions League que Mou conquistou pela última vez em 2010 quando dirigia a Internazionale.

Resta agora esperar até o final da temporada para saber o destino de Mou: se ele permanecerá na Roma para continuar tocando o projeto dos Giallorossi ou se rumará para outro clube seduzido pela possibilidade de contar com elencos ainda mais competitivos. Caso o PSG tenha êxito na contratação do português, acredito que será o nome mais apropriado para o momento do clube.



Imagem extraída de www.facebook.com/EuropaLeague




Nenhum comentário:

Postar um comentário