domingo, 20 de agosto de 2023

As Artes Marciais do IME




Meu primeiro semestre na faculdade foi um verdadeiro tour pela USP afinal nós tínhamos aulas em quatro prédios diferentes: Farmácia, Química, Física e no Instituto de Matemática e Estatística (IME -não confundir com o Instituto Militar de Engenharia que utiliza uma sigla semelhante). E todos os edifícios eram relativamente distantes entre si o que nos rendia longas caminhadas pelo campus.

Meu período no IME foi bastante breve afinal íamos apenas uma vez por semana ao edifício para as aulas de estatística (até hoje não sei o que é "quartil" e nem como calcular essa coisa!) que eram bastante breves, com cerca de três horas de disciplina e um intervalo de trinta minutos. Mas este curto período no prédio me deixou algumas lembranças, digamos, curiosas.

Foi no instituto que começaram a surgir as primeiras partidas de baralho protagonizadas pelos colegas de classe. Como eu não entendia nada, apenas ficava olhando à distância tentando aprender as regras. Posteriormente, outros amigos começaram a falar a respeito de artes marciais durante os intervalos das aulas de estatística, assunto que redeu algumas situações divertidas.






Meus colegas começaram a exibir alguns golpes durante os intervalos das aulas (discretamente, afinal era um lugar bastante apertado) mas os resultados acabaram não sendo os esperados pelos "espectadores", o que arrancou muitas risadas nossas. Havia ex-praticantes de todos os tipos de artes marciais: Kung Fu, Aikido, Taekwondo, ... E as conversas a respeito do assunto fluíam.

Uma pena que não havia torneios de artes marciais no INTERUSP durante meus tempos de graduação, algo que só foi introduzido nos últimos anos. A despeito da zoeira, meus colegas eram lutadores talentosos e, talvez, pudessem trazer algumas medalhas para a Farmácia se as modalidades já estivessem disponíveis na época. Soube através da organização que hoje há campeonatos de caratê, judô e jiu-jitsu. 

Nunca mais fui ao IME depois que meu primeiro semestre se encerrou. Eu não tive lá muitas lembranças afetivas do edifício afinal eu odiava estatística (hoje eu gosto) e eu tive pouca proximidade dos professores do local. Mas o assunto a respeito de artes marciais rendeu muitas situações divertidas e que marcaram a minha estadia no instituto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário