quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Matrizes e Filiais

O zagueiro Adryelson deve se transferir do Botafogo para
o Lyon em 2024, ambos clubes pertencentes a John Textor
(imagem extraída de www.facebook.com/Botafogo).



A transformação de clubes em empresas permitem que um mesmo empresário ou conglomerado seja proprietário de vários times ao redor do mundo. John Textor, por exemplo, é sócio majoritário do Botafogo, do Lyon da França e do Crystal Palace da Inglaterra. A 777 Partners, por sua vez, controla o Vasco da Gama e também o Genoa da Itália. E conflitos de interesses muitas vezes são inevitáveis em tais negócios.

O City Group, por exemplo, administra 11 clubes ao redor do mundo incluindo o Manchester City da Inglaterra, o Girona da Espanha, o Yokohama Marinos do Japão e, mais recentemente, o Bahia do Brasil. O conglomerado, como se sabe, prioriza o time inglês utilizando as demais agremiações para revelar talentos visando abastecer a equipe "principal" ou para realocar atletas que estão sem espaço entre os Citizens.

A justificativa é óbvia: dinheiro. Os empresários sabem que os campeonatos europeus são muito mais lucrativos e, portanto, tendem a dar mais prioridade às grandes ligas do Velho Continente. Isso não significa que os proprietários estejam se lixando para as suas "filiais" mas suas equipes "principais" sempre receberão mais importância devido à maior probabilidade de faturamento.



Torcedores vascaínos ficaram revoltados quando a 777 Partners anunciou
Mateo Retegui no Genoa enquanto o Cruzmaltino estava na zona de
rebaixamento (imagem extraída de www.facebook.com/genoaCFCofficial).



John Textor, desta forma, já havia enviado o jovem atacante Jeffinho do Botafogo para reforçar o Lyon no final de 2022. E o empresário pretende fazer o mesmo com o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson, que devem se juntar aos Gones no início de 2024. O mandatário, cabe mencionar, não quis negociar seus dois atletas com outros clubes da Europa neste momento com o Glorioso disputando Brasileirão e Sulamericana, mas não descarta ofertas futuras ao término da temporada brasileira.

A 777 Partners, por sua vez, anunciou a contratação do atacante Mateo Retegui no Genoa em julho deste ano. A notícia gerou a revolta de torcedores vascaínos, cujo time estava em crise e afundando na zona de rebaixamento. "Coincidentemente", o conglomerado foi atrás de reforços para o Cruzmaltino durante as últimas semanas e trouxe alguns medalhões como o volante/zagueiro Gary Medel, o meia Dimitri Payet e o atacante Pablo Vegetti.

A transformação de clubes em empresas, portanto, não possui apenas pontos positivos. As gestões profissionais mostram-se muito mais competentes que a cartolagem. Os seus proprietários, porém, terão sempre o faturamento como objetivo principal mesmo que isto eventualmente signifique prejuízo técnico ou a perda de títulos para os times. E não há como julgar tais atitudes, afinal no mundo capitalista o lucro justifica quase tudo.



Lucas Perri também deve deixar o Botafogo rumo ao Lyon ao
final de 2023 (imagem extraída de www.facebook.com/Botafogo).



CADÊ A MODERINDADE?

O Cruzeiro anunciou ontem a demissão do treinador Pepa. O português foi dispensado após sete jogos seguidos sem vencer. A Raposa, ainda abalada pelas dívidas que decretaram seu rebaixamento em 2019, não fazia uma campanha ruim para as pretensões do clube mas, como sempre, nossa cultura de valorizar apenas resultados a curto prazo falou mais alto.



RAPHINHA

O atacante Raphinha do Barcelona foi convocado para a vaga de Vini Jr., cortado por lesão. O jogador, que não era chamado desde a Copa 2022, terá a grande chance de dar a volta por cima na Seleção após as exibições tímidas no Catar. O gaúcho, aliás, já começou a temporada com o pé esquerdo após ter sido expulso contra o Getafe e ter sua vaga ameaçada pelo garoto Lamine Yamal. Terá de trabalhar duro para recuperar seu espaço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário