segunda-feira, 21 de agosto de 2023

O Scarpa Tá Certo

Imagem extraída de www.facebook.com/OlympiacosFC



Terminou mal a primeira temporada do meia Gustavo Scarpa na Europa. O armador havia assinado pré-contrato com o Nottingham Forest e se transferiu de graça para a Inglaterra no fim de 2022. O brasileiro, inclusive, já havia declarado em entrevistas que tinha o sonho de disputar a Premier League. O jogador, porém, teve problemas com lesões e não foi bem em seus primeiros meses na Terra da Rainha.

O jogador, que não caiu no gosto do treinador Steve Cooper, recebeu sondagens de Flamengo e Palmeiras para retornar ao Brasil mas Scarpa estava determinado a permanecer na Europa. O meia, então, foi cedido ao Olympiacos da Grécia (que pertence ao mesmo proprietário do Nottingham Forest) onde tentará dar a volta por cima.

Muitos veem a insistência de Scarpa como uma "perda de tempo", afinal a carreira de um jogador é efêmera e um atleta aos trinta anos já é considerado "velho". Ademais, há o próprio interesse de torcedores e dirigentes que anseiam por um retorno do meia ao Brasil para que ele reforce algum time daqui -em especial os palmeirenses que ainda não encontraram um substituto que preenchesse o vazio deixado pelo armador.



Imagem extraída de www.facebook.com/OlympiacosFC



Eu, contudo, apoio a decisão de Scarpa e encorajo o jogador a continuar lutando pelo seu sonho de fazer carreira na Europa. Sim, afinal se este é seu objetivo como atleta, o meia deve brigar por ele até o final. Desistir diante do primeiro empecilho seria assinar um atestado de fracasso.

O choque cultural é inevitável em situações como a de Scarpa afinal outros países diferem do nosso em todos os sentidos, incluindo os costumes e o estilo de jogo praticado. Nem todos os jogadores conseguem se adaptar e muitos optam por voltar ao Brasil sem completar uma temporada sequer na Europa. E isto era ainda mais frequente na Inglaterra onde poucos brasileiros haviam vingado até pouco tempo atrás.

Scarpa, diferente dos colegas que retornaram cedo da Europa, parece determinado a provar que pode, sim, vingar no Velho Continente, mesmo em alguma outra liga. Talvez uma boa temporada na Grécia possa selar seu retorno à Premier League ou, então, atrair a atenção de algum outro país do continente.

Talvez Scarpa fracasse em sua jornada na Europa mas o meia já fez o mais importante: não desistiu de seu sonho diante da primeira dificuldade enfrentada. Mesmo que em outra liga, o atleta não abaixou a cabeça e se mostrou disposto a cumprir o objetivo de fazer carreira no exterior. Se outros jogadores compartilhassem da mesma mentalidade, provavelmente teriam uma trajetória mais memorável no Velho Continente ao invés de voltarem ao Brasil perante o primeiro empecilho.



Imagem extraída de www.facebook.com/OlympiacosFC




Nenhum comentário:

Postar um comentário