sábado, 5 de agosto de 2023

Solução ou Mídia?

Lucas Moura e James Rodríguez já foram apresentados
pelo São Paulo e devem estrear em breve (imagem
extraída de www.facebook.com/saopaulofc).



O São Paulo anunciou as contratações dos meias James Rodríguez e Lucas Moura. Os dois jogadores estavam sem clube e chegaram sem custos ao Morumbi. O colombiano assinou até a metade de 2025 enquanto o brasileiro fica até o final deste ano. Ambos receberão cerca de R$ 800 mil mensais segundo o jornalista Cosme Rímoli.

As contratações, cabe mencionar, foram anunciadas durante momentos bastante oportunos: a vinda de James foi noticiada pouco após a derrota do São Paulo para o Corinthians no jogo de ida da Copa do Brasil enquanto Lucas teve seu retorno confirmado um dia antes da partida contra o San Lorenzo válida pela Copa Sulamericana -que também terminou em revés para o Tricolor.

As notícias tiveram o efeito esperado: a apreensão do torcedor (que viu o Tricolor amargar quatro partidas seguidas sem vitória) deu lugar à euforia com a vinda dos reforços midiáticos. Os fãs rapidamente se esqueceram dos últimos resultados e agora aguardam ansiosos pela estreia dos atletas. Mais do que isso, vislumbram a possibilidade das duas estrelas levarem o São Paulo a novas conquistas.

É inegável que o São Paulo encontrou duas ótimas "oportunidades" ao contratar sem custos os dois atletas midiáticos, mas o Tricolor, cabe lembrar, se encontra bastante endividado e chegou a atrasar os direitos de imagem do elenco. Como bancar os altos salários das duas estrelas se a situação financeira do clube não é confortável? E, mais importante: como manter tranquilo o ambiente no vestiário em tal situação?



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



James e Lucas são dois atletas de talento inegável mas a dupla não vem de boas temporadas na Europa -o colombiano foi mal no Olympiacos da Grécia enquanto o brasileiro estava sem espaço no Tottenham da Inglaterra. E ambos já são trintões, portanto, não se encontram mais no auge de suas respectivas formas físicas. Embora o futebol brasileiro não seja tão competitivo como o europeu, as nossas partidas têm exigido demais dos jogadores -o próprio São Paulo serve de exemplo com diversos futebolistas passando pelo departamento médico neste ano. Por outro lado, Luis Suárez, que é mais velho e se encontrava em situação parecida, hoje é o grande diferencial do Grêmio.

É evidente que os dois jogadores foram contratados muito mais para manter o São Paulo em evidência do que para serem reforços propriamente ditos. Lucas e James já conseguiram "engajamento" para o clube e certamente irão gerar grandes campanhas de marketing visto que são duas estrelas de alcance midiático global. Cabe à diretoria ter competência em transformar tais ações em lucro, algo que não deu certo com Daniel Alves recentemente.

Os dois jogadores, não obstante, também servem de "escudo" pare eventuais resultados ruins, como já foi demonstrado na prática. Caso o Tricolor seja eliminado ou haja alguma crise no clube, o poder midiático das duas estrelas pode desviar a atenção do torcedor e da imprensa.

O São Paulo conseguiu contratar duas estrelas a custo zero e obteve o desejado espaço na mídia. Mas manter os altos salários dos jogadores será um grande desafio, sobretudo com as dívidas beirando a casa do R$ 1 bilhão e com os atrasos nos direitos de imagem dos demais atletas. E não se sabe se corresponderão em campo à expectativa criada, sobretudo com o recente desempenho ruim da dupla na Europa.



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc




Nenhum comentário:

Postar um comentário