terça-feira, 29 de agosto de 2023

Cuidado, Yamal!

Reprodução www.instagram.com/lamineyamal



O Barcelona superou o Villarreal em uma grande partida de duas viradas e que terminou em 4x3 para os catalães em pleno Estadio de la Cerámica. O destaque da partida foi o garoto Lamine Yamal de apenas 16 anos que participou dos gols de Gavi e de Lewandowski. O camisa 27 é mais uma joia revelada pela cantera do próprio Barça, fazendo jus à tradição do clube.

Yamal, que substituiu o suspenso Raphinha, já anotou diversos recordes em sua curta carreira como profissional: o meia (promovido na temporada anterior) foi o mais jovem a entrar em campo pelo Barcelona aos 15 anos, o mais jovem a ser titular pelos catalães aos 16 anos e também o mais jovem a dar uma assistência pelo clube.

O início promissor de Yamal já lhe rendeu comparações exageradas com outras pratas da casa como Lionel Messi e Ansu Fati. O jogador também deve gerar uma grande disputa entre três países uma vez que ele poderia defender três seleções: o meia nasceu na Espanha (em Mataró, na Catalunha), seu pai é natural do Marrocos e sua mãe é da Guiné Equatorial. Por causa disso, são grandes as pressões de torcedores para que o treinador Luis de la Fuente convoque o jovem na próxima sexta-feira de modo que a Furia não perca a promessa para os rivais africanos.



Imagem extraída de www.facebook.com/fcbarcelona



O bom desempenho de Yamal contra o Villarreal lhe trouxe um sucesso repentino mas também pode lhe trazer muitos problemas, afinal o jogador de apenas 16 anos teve uma mudança muito brusca em sua carreira e ele está bastante susceptível às armadilhas da fama como o deslumbramento, os falsos amigos e o excesso de holofotes. O jovem necessitará de acompanhamento para que seu potencial não seja perdido.

Outro problema é que sempre há muita expectativa sobre as joias do Barcelona desde o sucesso da "Geração Guardiola" entre 2008 e 2012 quando o treinador venceu duas Champions League com times formados praticamente apenas por jogadores formados na base do clube. Porém, nem todos os garotos revelados em La Masia tiveram o mesmo sucesso de Messi, Piqué, Xavi, Iniesta ou Busquets. Ou por acaso alguém ainda se lembra de Marc Muniesa, Cristian Tello, Bojan Krkić, Marc Bartra, Riqui Puig ou Carles Aleñá?

O Barcelona, não obstante, vem buscando desesperadamente por alguma joia em sua cantera visando preencher o vazio deixado por Lionel Messi, algo que já tentaram fazer com Ansu Fati. E a situação se agravou com a crise no clube que impede a que instituição realize grandes contratações sem infringir o fair play financeiro. Yamal, portanto, surge em um momento muito oportuno para o Barça mas ele pode não corresponder à toda essa expectativa criada.

Cabe ao Barcelona blindar a sua mais nova joia para que as armadilhas da fama e o excesso de expectativa não façam o garoto se perder. E o mais importante: por mais promissor que tenha sido o início do jovem, talvez ele não corresponda no futuro, afinal ter potencial não faz de um jogador necessariamente um craque. É necessário ter cuidado com o Yamal para que o sucesso ou um eventual fracasso não destruam a sua carreira e, principalmente, a sua vida pessoal. E, lembrando, o atleta possui apenas 16 anos.



Imagem extraída de www.facebook.com/fcbarcelona



APROVEITA, ENDRICK!

O Palmeiras perdeu o atacante Dudu pelo restante da temporada. O camisa 10 rompeu os ligamentos cruzados do joelho e deve levar pelo menos cinco meses para voltar. O desfalque do jogador, por outro lado, é a chance para o garoto Endrick jogar em sua posição favorita (aberto pela esquerda) e provar de vez que não é uma eterna promessa.



COPA DO BRASIL

Foram definidos ontem os mandos de campo da final da Copa do Brasil 2023. A partida de ida (realizada no domingo dia 17 de setembro) terá o mando do Flamengo enquanto a volta (disputada no domingo dia 24 de setembro) será no Morumbi, casa do São Paulo. Cabe mencionar que o Maracanã está interditado para reformas e ainda não se sabe se o Rubro-Negro terá o estádio a sua disposição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário