terça-feira, 26 de setembro de 2023

Apenas Comunicações

Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc



A internet mudou muitas coisas no futebol e isso inclui a relação dos clubes com a imprensa. Profissionais do esporte e da comunicação tiveram de se adaptar aos avanços da tecnologia que, para o bem e também para o mal, permitem que informações sejam veiculadas com muito mais velocidade em relação às décadas anteriores quando a mídia televisionada e a impressa ainda eram predominantes. Alguns, porém, visivelmente não parecem aceitar muito bem tais transformações.

Um jornalista, há algum tempo atrás, escreveu em seu blog que as entrevistas com os jogadores estão cada vez menos espontâneas. O comunicador reclamou de seus colegas, os chamados assessores de imprensa, que instruem os jogadores a tomarem mais cuidado com as palavras e evitarem comentários a respeito de temas polêmicos.

Eu assisti há alguns dias atrás um influenciador reclamando em seu canal que os treinadores não liberam mais a escalação de suas equipes dificultando ao máximo possível o acesso a tais informações com treinos fechados para a imprensa. Bem diferente dos anos 80 e 90 quando as atividades eram mais abertas aos repórteres e havia muito mais proximidade entre profissionais da mídia com os do esporte.

As duas reclamações mencionadas no texto têm uma causa em comum que é justamente a internet. A rede que conecta milhões de aparelhos ao redor do mundo tornou-se paradoxalmente amiga e inimiga do futebol visto que informações benéficas ou nocivas podem ser propagadas literalmente na velocidade da luz.



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



A escalação de um time pode facilmente cair nas mãos do treinador adversário que pode elaborar contramedidas. Como o esporte é um meio extremamente competitivo, uma pequena vantagem pode ser a diferença entre a vitória e a derrota. Como afirma aquela frase pronta, "conhecimento é poder" e conhecer a estratégia de um rival é uma grande arma nas mãos de qualquer técnico.

Os jogadores, por sua vez, recorrem aos assessores de imprensa para zelar por suas respectivas imagens. Os atletas, como pessoas publicas, dependem de contratos de publicidade e qualquer arranhão a suas reputações pode acarretar em prejuízos incalculáveis. Não obstante, os esportistas necessitam de extremo cuidado com as palavras para não serem mal interpretados, sobretudo com as "políticas de cancelamento" nas redes sociais que impediram que muitos profissionais voltassem ao trabalho.

Os profissionais de comunicação, por outro lado, apenas fazem o seu trabalho que é justamente divulgar notícias ao público e, principalmente, aos fãs. Os torcedores desejam acompanhar a rotina de seu clube de coração e muitos têm apenas a imprensa como meio de acesso aos times. O advento da internet, porém, obriga que as instituições "filtrem" as informações para que não haja prejuízo financeiro ou técnico às suas equipes.

A internet mudou a relação dos clubes com a imprensa. Graças à rede, recebemos notícias muito mais rápido mas também informações nocivas também são propagadas na mesma velocidade. Alguns comunicadores parecem resistir às transformações -com uma certa razão, devo ponderar- mas a tecnologia veio para ficar e é impossível lutar contra ela.



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário