terça-feira, 12 de setembro de 2023

O Evitaço É Real

Imagem extraída de www.facebook.com/FederataShqiptareeFutbollit



Sylvinho, há nove meses atrás, aceitou o convite da Federata Shqiptare e Futbollit (FSHF) para comandar a Seleção Albanesa ajudar na renovação da equipe. A "aventura", porém, teve resultados muito melhores que o esperado: desde que o brasileiro assumiu os Kuq e Zinjtë, o time teve um desempenho extraordinário (5 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota) e atualmente ocupa a liderança do Grupo E a frente das favoritas Polônia e República Checa.

O ex-lateral estava em baixa após campanhas fracas no Lyon da França e no Corinthians. Pior: o treinador virou meme por causa de suas preleções durante os tempos enquanto dirigia o Timão, quando ficou conhecido por gritar "evita" nos vestiários.

O brasileiro, porém, chegou ao país balcânico respaldado por seu currículo como atleta. Sylvinho e seu auxiliar Pablo Zabaleta, segundo o portal ESPN, foram lembrados pelos dirigentes da FSHF "por terem jogado com Lionel Messi".

A aposta dos albaneses tem se mostrado acertada com uma campanha excepcional dos Shqiponjat até o momento. Cabe mencionar que o Grupo E é bastante acessível, sobretudo com a Polônia em decadência junto com a geração de Lewandowski e com a República Checa ainda buscando um novo rumo desde as aposentadorias de Čech, Nedvěd e Rosický. Participam ainda os "azarões" Moldávia e Ilhas Faroe.



Imagem extraída de www.facebook.com/FederataShqiptareeFutbollit



As ressalvas, porém, não tiram os méritos de Sylvinho e de seus assistentes. O futebol é um esporte bastante praticado na Albânia mas o máximo que os Kuq e Zinjtë conseguiram até o momento foi a participação na Euro 2016 com aquela fantástica geração comandada por Gianni De Biasi e que terminou já na fase de grupos. Repetir o feito, portanto, já seria suficiente para ex-lateral escrever o seu nome na história dos Balcãs.

Sylvinho, ademais, vem conseguindo desenvolver seu trabalho em um ambiente onde há menos pressão por resultados, afinal no Lyon e no Corinthians havia aquela ânsia para reviver as glórias do passado e o desempenho ruim a curto prazo acabou pesando. A Albânia, como "azarona", não tinha muito a perder. Tanto que a derrota na estreia diante da Polônia de Lewandowski foi um placar considerado como "aceitável".

O ex-lateral ainda tem mais três jogos pela frente para igualar o feito de De Biasi -recebe a República Checa (que tem uma partida a menos), visita a Moldávia e termina recepcionando as Ilhas Faroe. Cabe mencionar que uma segunda colocação já garante uma vaga direta e, portanto, os Kuq e Zinjtë só dependem das próprias forças para irem à Euro 2024.

Sylvinho, mesmo com um elenco de poucos craques e com um time de pouca tradição no futebol, vem surpreendendo nestas Eliminatórias da Euro 2024. O feito do ex-lateral já foi o suficiente para empolgar o país balcânico e calar os seus críticos.

O "evitaço" é real.



Imagem extraída de www.facebook.com/FederataShqiptareeFutbollit




Nenhum comentário:

Postar um comentário