sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Mais do Mesmo

Imagem extraída de twitter.com/J__Nagelsmann



A lógica se confirmou e Julian Nagelsmann foi anunciado na Seleção Alemã. O treinador estava desempregado desde que deixou o Bayern München neste ano e, segundo jornalistas, restavam apenas burocracias para que o técnico assumisse a Mannschaft. O comandante, coincidentemente, será novamente o sucessor de Hansi Flick assim como havia sido na Baviera em 2021.

Nagelsmann é um dos muitos treinadores projetados pelo Red Bull Leipzig, assim como Domenico Tedesco (atualmente na Seleção Belga), Ralph Hasenhüttl (que dirigiu o Southampton) e Jesse March (que comandou o Leeds United).

O estilo de Nagelsmann não é lá muito diferente daquele apresentado por Joachim Löw ou por Hansi Flick com um futebol mais leve, toques de bola e triangulações pelos lados. O treinador também preza por jogadores versáteis e capazes de realizar mais de uma função em campo. Seu Red Bull Leipzig, por exemplo, contava com zagueiros capazes de jogar nas laterais e no meio-de-campo. E no seu Bayern observamos o ofensivo Benjamin Pavard atuando no miolo da zaga ou atacantes Mané e Choupo-Moting invertendo posições.

Não duvido da qualidade de Nagelsmann que fez um ótimo trabalho na Baviera e que foi injustamente demitido do Bayern após um grande trabalho na Champions League 2022-23. A grande questão é se ele é o técnico certo para a Nationalelf para este momento visto que o treinador reza pela mesma cartilha de Flick e Löw quando a Alemanha necessita de se desprender de tal estilo, que se mostra esgotado desde 2018.



Imagem extraída de twitter.com/J__Nagelsmann



A Alemanha, aliás, já teve uma prova cabal de que deveria "recuar algumas casas" em seu futebol e resgatar um pouco de suas raízes quando praticava o jogo mais físico e direto. Quando o ex-atacante Rudi Völler (que pertence à velha geração alemã) assumiu interinamente a equipe, a Mannschaft teve uma vitória convincente sobre a França no último amistoso.

Outro ponto importante a ser considerado é o reencontro com o goleiro Manuel Neuer, que teria sido um dos responsáveis pela demissão de Nagelsmann no Bayern. O arqueiro também é o capitão na Mannschaft e, desta forma, possui muita influência na equipe, o que poderia minar novamente o trabalho do treinador e aumentar a crise na Seleção Alemã.

A Mannschaft terá apenas amistosos até junho de 2024 quando começa a próxima Eurocopa. A Alemanha já está classificada por ser o país sede e Nagelsmann terá tempo de sobra para realizar testes na equipe sem riscos de eliminação. Por outro lado, haverá a pressão para se fazer uma boa campanha em casa e o treinador terá de dar continuidade ao processo de renovação da equipe, algo que Flick não conseguiu realizar durante o ciclo anterior.

Não há dúvida alguma de que Julian Nagelsmann é um excelente treinador e que ele merece um grande time para comandar. Seus bons trabalhos à frente do Red Bull Leipzig e do Bayern München respaldam o comandante. Seu estilo, porém, não parece ser o que a Mannschaft necessita neste momento de crise, com mais um treinador de estilo semelhante a Joachim Löw ou Hansi Flick. A posse de bola ainda é importante, mas saber o que fazer com ela é ainda mais.



Imagem extraída de twitter.com/J__Nagelsmann




Nenhum comentário:

Postar um comentário