quarta-feira, 6 de setembro de 2023

O Surto

Imagem extraída de www.facebook.com/Botafogo



O treinador Bruno Lage deu um tremendo susto em seu torcedor durante a entrevista coletiva após a derrota do Botafogo diante do Flamengo em pleno Nilton Santos. O português chegou a "surtar" antes de atender à imprensa e colocou o seu cargo à disposição, algo que foi prontamente refutado pelos dirigentes do Glorioso. Os mandatários aproveitaram para ratificar seu apoio ao lusitano a despeito dos dois tropeços consecutivos da Estrela Solitária.

Não ficou evidente se Lage realmente teve um "surto" após os tropeços ou se foi apenas algum jogo mental, recurso que o compatriota Abel Ferreira também utiliza para desviar o foco de algum problema no time. O fato é que torcedores "modinhas" passaram a questionar pesadamente o português nas redes sociais após a eliminação para o Defensa Y Justicia na Sulamericana e também pela derrota no Nilton Santos diante de um Flamengo em crise, dois acontecimentos que podem ter sido o "gatilho".

A atitude do português não se justifica afinal o Botafogo está em um excelente momento (ainda está a dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado no Brasileirão) e oscilações ocorrem naturalmente, sobretudo com os líderes sendo mais visados pelos rivais e pelo próprio desgaste dos atletas no intenso futebol moderno.



Imagem extraída de www.facebook.com/Botafogo



O time, obviamente, não pode ficar satisfeito com duas derrotas consecutivas. Significa que os adversários estão aprendendo como anular os pontos fortes do Glorioso e também a tirar proveito de suas fraquezas. Lage e seu elenco precisam trabalhar para corrigir tais falhas e impedir que o Botafogo perca o rendimento (e a "gordura") neste returno do Brasileirão. Há o descanso imposto pela "data FIFA" para isto.

A reação exagerada de Lage, acima de tudo, poderia desencadear uma crise no elenco. A atitude de um líder influencia as ações de seus subordinados, para o bem e também para o mal. Não seria surpresa que os jogadores passassem a atuar com tensão e cometessem erros com mais frequência após as declarações do português. Não obstante, é função do treinador isolar os atletas de más influências (incluindo as críticas injustas dos torcedores "modinhas") e não se deixar abater por elas.

As expectativas pelo título que o Glorioso não conquista há 28 anos são enormes e é normal que os botafoguenses estejam com os nervos à flor da pele. É importante, porém, administrar o lado psicológico neste momento para que um tropeço não se transforme em uma crise ou a campanha histórica irá por água abaixo. E Bruno Lage foi muito mal nesse ponto ao "surtar" ao invés de tentar demonstrar que a situação estava sob controle.



Imagem extraída de www.facebook.com/Botafogo




Nenhum comentário:

Postar um comentário