quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Razão ou Orgulho?

Bruno Henrique estaria na mira do Palmeiras (imagem
extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial).



O Flamengo foi eliminado das copas e as chances de título no Brasileirão são apenas virtuais. Resta ao Rubro-Negro colar os cacos e lutar por uma vaga na Libertadores durante as 14 rodadas restantes na competição nacional. Neste cenário melancólico, o Urubu já inicia o planejamento para 2024 buscando por um novo treinador e realizando uma reformulação no elenco.

Duas notícias, porém, deverão tumultuar o planejamento na Gávea: Bruno Henrique e Everton Ribeiro, que já podem assinar pré-contrato com outros clubes, teriam recebido propostas de dois grandes rivais do Rubro-Negro. O atacante estaria na mira do Palmeiras enquanto o meio-campista interessaria ao Fluminense. O Flamengo, que estava focado na final da Copa do Brasil, havia congelado as conversas de renovação com os atletas mas agora deve tratar do assunto com mais prioridade.

Os dois jogadores já estão com mais de trinta anos e a saída de ambos poderia ajudar no rejuvenescimento do elenco que já não demonstra a mesma intensidade de 2019. Everton, não obstante, perdeu espaço com Jorge Sampaoli e já não desperta a mesma simpatia dos fãs. Bruno, por sua vez, possui um histórico apreciável de lesões graves.

O camisa 7, porém, ainda é muito querido pelo restante do elenco, é o capitão do time e poderia recuperar a titularidade com a vinda de um novo treinador. O camisa 27, por sua vez, é ídolo do torcedor e voltou a jogar bem em 2023 a despeito de ter ficado quase um ano parado.



Everton Ribeiro interessaria ao Fluminense (imagem
extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial).



Os clubes sempre devem ser gratos aos jogadores pelos serviços prestados, sobretudo se tiverem conquistado títulos. O futebol atual, porém, vem demandado ainda mais intensidade e forma física, algo que não combina com lesões nem com idade avançada. Ademais, o esporte é um meio competitivo e são necessários resultados em campo para a manutenção das finanças. É preciso, portanto, avaliar sob todos os pontos de vista (esportivo, financeiro, social, ...) se valeria a pena manter Everton e Bruno.

Talvez fosse mais racional permitir que os dois jogadores respirassem novos ares, mas as duas notícias devem mexer com o orgulho dos cartolas que se sentiriam derrotados ao perderem atletas para algum grande rival. Os torcedores, da mesma forma, jamais perdoariam os dirigentes ao verem um ídolo vestindo a camisa de algum adversário mais ferrenho.

timing das notícias, aliás, parece ter sido muito conveniente visto que surgiram justamente quando há necessidade para que o elenco seja reformulado e os veteranos puxariam a fila das dispensas. Sabe-se que o orgulho dos clubes pesa muito em situações como as mencionadas por mais que os atletas não estejam mais rendendo em campo.

Bruno Henrique e Everton Ribeiro são bons jogadores mas visivelmente já estão sentindo o peso da idade. A manutenção da dupla requer uma avaliação criteriosa visto que são atletas caros e mais propensos às lesões. O torcedor, porém, pode ter uma certeza: a possibilidade dos esportistas reforçarem algum grande rival terá muito peso em tal questão.



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário