sábado, 16 de setembro de 2023

As Finais da Soberba

Imagem extraída de twitter.com/CopaDoBrasilCBF



As finais da Copa do Brasil 2023 irão marcar o encontro entre São Paulo e Flamengo, dois clubes que já foram considerados modelos de gestão mas que cometeram erros muito semelhantes durante os últimos anos: ambos deixaram os títulos lhes subirem a cabeça e seus dirigentes passaram a agir com soberba utilizando as conquistas como "salvo-conduto" para seus deslizes.

O Tricolor, após muitos títulos durante a década de 2000, começou a se perder em 2008 quando Juvenal Juvêncio realizou manobras para se perpetuar no poder e passou a interferir nos outros setores da instituição, o que causou o esfacelamento do tão aclamado "clube-modelo". Como se isso não fosse o bastante, o mandatário peitou adversários poderosos como a Globo e a CBF e ainda indicou todos os três presidentes seguintes (Aidar, Leco e Casares) que reproduziram seu estilo de administração. Não à toa, o São Paulo ficou de 2013 até 2021 sem erguer um troféu.

O Rubro-Negro, da mesma forma, acomodou-se após as conquistas de 2019 e os seus mandatários passaram a cometer muitos erros como contratar treinadores sem critério para depois demití-los ao primeiro sinal de crise, além de mimar seu elenco. A ausência de troféus na atual temporada é reflexo de administração que outrora também fora considerada "modelo" por jornalistas. Não obstante, o Flamengo também passou a desafiar árbitros, emissoras e a própria CBF.



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



As finais da Copa do Brasil poderão ser a redenção ou a condenação para os erros dos cartolas que não mereciam ir tão longe na competição pela maneira como vêm administrando seus respectivos clubes. É impossível para um time manter a competitividade em todas as temporadas, mas tanto o São Paulo quanto o Flamengo poderiam ter feito melhor durante os últimos anos pela história e pela estrutura que possuem.

Os erros dos dirigentes obviamente não invalidam os méritos dos jogadores e dos treinadores que, de modo geral, estão nas finais merecidamente pelo que jogaram durante a competição. Os dois times contam com bons elencos, cada um a sua maneira, para proporcionar duas boas partidas nos próximos domingos.

Uma pena que a soberba dos dirigentes tire um pouco o brilho das equipes em campo. São Paulo e Flamengo não deveriam proporcionar tanto desgosto para os seus torcedores pela história e tradição que possuem.  



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc




Nenhum comentário:

Postar um comentário