domingo, 17 de setembro de 2023

Rolê no Mercadão

Imagem extraída de twitter.com/spmercadao



2009. Era um sábado quando alguns amigos me convidaram para ir ao Mercado Municipal de São Paulo, também conhecido como "Mercadão" ou "Mercado Cantareira". Não me lembro exatamente o que fomos fazer por lá mas era véspera da final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Santos que terminou com título para o Timão -e, por pouco, o capitão William não acabou chamuscado na hora de erguer a taça quando o zagueiro recebeu uma chuva de papéis e fogos de artifício!

Nunca havia ido ao Mercadão mas eu costumava frequentar a região quando eu era criança para fazer compras no Largo do Arouche e na Rua 25 de Março, dois pontos bastante conhecidos pelo comércio popular. O edifício havia acabado de ser revitalizado e estava em alta nos meios de comunicação. Muitos visitavam o prédio para fazer turismo, comprar mercadorias e degustar dos lanches tradicionais como o famoso sanduíche de mortadela.

Encontrei os meus amigos no metrô da Vila Madalena e fomos até a Estação São Bento. A primeira impressão que eu tive da região não foi das melhores: desembarcamos na Ladeira Porto Geral, uma rua cercada por edifícios muito altos em ambos os lados. O local é bastante escuro mesmo durante o dia em decorrência dos prédios e confesso que tive um pouco de receio de andar por lá.



Imagem extraída de www.facebook.com/mercadaospoficial



Confesso que não lembro o caminho que fiz naquele dia depois que saímos da Ladeira, apenas fui seguindo os meus amigos que, aparentemente, conheciam bem a região -não havia Waze na época e GPS era um artigo de luxo. Havia diversos ambulantes pelo caminho vendendo produtos relacionados ao Corinthians e ao Santos por causa da final do Paulistão e também muitos frequentadores -se não me engano, estávamos próximos ao Dia das Mães.

Almoçamos no Mercadão -pedi um sanduíche de pernil enquanto meus amigos foram no lanche de mortadela- e fizemos algumas compras. Não levei muita coisa visto que eu havia ido mais pelo passeio mesmo e não fiquei muito impressionado com os produtos ofertados. Eu também não fazia ideia para onde eu estava indo dentro do edifício, apenas seguia meus colegas.

Uma pena que meu celular não possuía câmera na época -bem, mesmo que tivesse, as fotos sairiam em uma definição baixíssima devido às limitações dos aparelhos durante o período. O Mercadão era realmente muito bonito e eu tenho fascínio por edifícios históricos. Eu, aliás, sempre lamento que o Centro de São Paulo esteja tão decadente, afinal há muitos tesouros arquitetônicos na região.

Assim foi o meu rolê no Mercadão às vésperas da final do Paulistão 2009. Eu, aliás, me encontrei de novo com os amigos no dia seguinte para assistirmos ao jogo. Foi um passeio divertido apesar de eu não ter comprado muita coisa por lá. Quando eu for novamente ao local, quero tirar muitas fotos daquele prédio histórico, algo que não pude fazer durante a minha primeira visita.



Imagem extraída de www.facebook.com/mercadaospoficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário