segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Composição de Elenco

Reprodução www.instagram.com/breno_lopes_07



Breno Lopes no Palmeiras, Rodinei no Flamengo, Edimar no São Paulo, ... Poderíamos fazer uma lista imensa de jogadores que são (ou eram) odiados pelos seus próprios torcedores e que frequentemente eram vaiados em campo quando pegavam na bola. O camisa 19 do Verdão, porém, não aguentou as críticas e, após marcar o gol da vitória contra o Goiás na última sexta-feira, fez gestos obscenos para os próprios fãs como resposta.

A presidenta Leila Pereira e o treinador Abel Ferreira saíram em defesa do jogador, que deverá pedir desculpas "protocolares" ao torcedor. O atacante, aliás, já vinha sendo blindado pelo clube com poucas imagens nas redes sociais -não encontrei fotos recentes no Facebook ou no Twitter- o que evidencia que o atrito do atleta com o torcedor já era um fato recorrente.

Breno Lopes, para quem não se lembra, foi o jogador que marcou o gol do título contra o Santos na final da Libertadores 2020, realizada em 2021 em razão da pandemia. O atacante havia sido contratado durante aquele ano para compor elenco. O atleta não preza pela técnica ou talento o que justifica a sua condição de reserva, mas nunca lhe faltou raça em campo. Mesmo com seu empenho e com o tento heroico na Liberta, o camisa 19 nunca foi lá muito querido pelo seu torcedor.



Reprodução www.instagram.com/breno_lopes_07



É fato que Breno e os demais atletas mencionados no texto não são craques mas o torcedor deveria compreender o significado de "composição de elenco", o que é justamente a função da grande maioria destes jogadores: ser reserva para alguma emergência. É como o estepe de um carro: não substitui totalmente um pneu furado mas é suficiente para o carro rodar até que uma troca possa ser realizada.

Há, porém, jogadores com esse perfil que acabam se firmando porque aproveitam muito bem as oportunidades e acabam agradando em campo. Um bom exemplo é Rodriguinho que foi contratado pelo Corinthians na metade de 2013 apenas para ser reserva de Renato Augusto. O meia, porém, acabou se firmando com a saída do titular em 2016 e foi fundamental para as conquistas do ano seguinte.

O camisa 19 do Verdão vem jogando porque Dudu rompeu os ligamentos cruzados do joelho e só volta em 2024. E não há mais tempo hábil para contratações visto que a janela de transferências se encerrou. Ademais, cabe lembrar que Breno foi contratado em novembro de 2020, portanto, com a anuência de Abel Ferreira. O português provavelmente confia muito mais no atacante que indicou do que nos garotos Endrick ou Kevin para a vaga do camisa 10.

O palmeirense, goste ou não, terá de torcer por Breno Lopes. Como explicado, o Verdão não possui alternativas até o retorno de Dudu e o camisa 19 conta com o apoio de Abel Ferreira, que endossou a contratação do jogador em 2020. É fato que o atacante só está no time para compor elenco, mas vem se mostrando um bom estepe até que o Palmeiras consiga pneus novos.



Reprodução www.instagram.com/breno_lopes_07




Nenhum comentário:

Postar um comentário