sábado, 2 de setembro de 2023

Loucuras na Europa

Ansu Fati acertou com o Brighton por empréstimo no
último dia da janela de transferências da Europa
(imagem extraída de www.facebook.com/officialbhafc).



O último dia da janela de transferências da Europa é uma verdadeira loucura, afinal os clubes se desesperam para fechar negociações antes que o prazo se encerre. Os times pagam valores exorbitantes por jogadores porque necessitam de reforços ou então vendem atletas a preço de banana para não infringirem o fair play financeiro ou para se livrarem de futebolistas encostados/insatisfeitos.

A negociação mais surpreendente certamente foi a transferência de Ansu Fati para o Brighton and Hove Albion. O jogador, que também era pretendido pelo Tottenham, sempre era visto como um "novo Messi" (tanto que herdou a camisa 10 da Pulga) e o Barcelona não demonstrava vontade de negociar seu atacante, visto que os catalães estão com dificuldades para contratar atletas devido à crise no clube. O jovem espanhol, cabe mencionar, estava valorizado com as boas exibições na fase final da Nations League, que terminou em título para a Espanha.

Algumas dessas negociações acabam sendo ruins visto que sempre há aquelas que não foram planejadas pelos clubes porque foram realizadas pela urgência do momento. Mais do que isso, muitas delas irão "flopar" porque não eram as primeiras opções desejadas pelos treinadores -se o jornalista Leonardo Bertozzi ainda enumerasse as piores contratações da temporada, muitos destes atletas certamente apareceriam no ranking do comunicador.



Sergio Reguilón (à direita) trocou o Tottenham (por empréstimo) pelo
Manchester United (imagem extraída de www.facebook.com/manchesterunited).



Os atletas mais jovens podem acabar brilhando em rivais mas os clubes costumam se precaver com cláusulas de recompra caso o garoto exploda em algum outro time. Mesmo assim, sempre há negociações de promessas que acabam transmitindo a sensação de desperdício porque o time abriu mão de um garoto em favor de um medalhão visando resultados a curto prazo.

Há clubes que sabem tirar proveito do momento como o Eintracht Frankfurt que segurou Kolo Muani (que estava na mira do Paris Saint Germain há meses) até o último minuto da janela de transferência. Os alemães conseguiram dobrar os desesperados franceses e inflacionaram o negócio para 95 milhões de Euros.

As negociações funcionam como em qualquer mercado: vendedores desejam obter o maior lucro possível enquanto compradores buscam por pechinchas. A urgência do momento, porém, obrigam os clubes a tomarem atitudes que realmente parecem "loucuras" à primeira vista. Como o futebol envolve o fator humano, sempre há chance dos jogadores deslancharem a despeito da maioria destas transações serem realizadas sem planejamento. Mas aquele ditado já afirmava que "a pressa é inimiga da perfeição"...



Herói da última UEFA Super Cup, Cole Palmer
deixou o City para assinar com o Chelsea (imagem
extraída de www.facebook.com/ChelseaFC).




Nenhum comentário:

Postar um comentário