sábado, 23 de setembro de 2023

Fogo Apagou?

Imagem extraída de twitter.com/Botafogo



O Botafogo sofreu a sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro -a quarta se também computarmos a eliminação para o Defensa Y Justicia na Sulamericana. Menos mal para o Glorioso que a liderança segue assegurada por pelo menos mais duas rodadas visto que a distância de sete pontos para o Palmeiras (que perdeu na quinta-feira para o Grêmio) foi mantida.

Cabe a ressalva de que a última derrota, ocorrida ontem contra o Corinthians, se deveu muito à expulsão do lateral Marçal após revisão do VAR e o Glorioso teve de atuar com um jogador a menos durante quase 80 minutos na Neo Química Arena. O revés, portanto, foi muito mais por azar do que pela queda de rendimento.

A sequência ruim, porém, é preocupante. A sorte que o Glorioso teve nesta rodada pode não durar para sempre visto que nem sempre os adversários irão vacilar. Já havia torcedores pressionando o elenco nas redes sociais devido aos recentes resultados e a tendência é de piora com mais uma derrota. A sorte do treinador Bruno Lage é de que o Botafogo vem sendo gerido de maneira mais profissional, ou o português certamente já estaria desempregado mesmo com a vantagem.



Imagem extraída de twitter.com/Botafogo



O momento é de avaliar o desempenho do time e realizar correções. Os adversários certamente já dissecaram o Fogão e estão sabendo como neutralizar os pontos fortes do líder, bem como explorar as suas fraquezas. Haverá uma semana inteira livre para que Bruno Lage possa treinar e testar novas formações na equipe.

O mais importante, contudo, é evitar que o elenco se deixe abalar pelo momento ruim. Os clubes ainda menosprezam a importância da psicologia no esporte, algo que tem se mostrado cada vez mais necessário, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional dos atletas. Acredito que muitas campanhas e carreiras poderiam ser salvas se houvesse auxílio neste sentido.

O Botafogo, por enquanto, está seguro com seus sete pontos de vantagem para o segundo colocado, mas é hora de agir para que as quatro derrotas consecutivas não se transformem em uma crise, ou o Fogão permanecerá em sua sina de só se contentar com campeonatos estatuais.



Imagem extraída de www.facebook.com/Botafogo




Nenhum comentário:

Postar um comentário