terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Primeiro Degrau para a América

Imagem extraída do Facebook oficial do Corinthians- https://www.facebook.com/corinthians



Terão início hoje os playoffs que definirão os últimos seis times a disputar a Libertadores 2015. Alianza Lima (Peru), Huracán (Argentina), Independiente del Valle (Equador), Estudiantes (Argentina), Corinthians (Brasil), Once Caldas (Colômbia), Deportivo Táchira (Venezuela), Cerro Porteño (Paraguai), Monarcas Morelia (México), The Strongest (Bolívia), Palestino (Chile) e Nacional (Uruguai) brigarão pelas vagas restantes para a fase de grupos da competição sul-americana.

O único representante brasileiro desta fase será o Corinthians, que terá pela frente o Once Caldas, clube conhecido por surpreender em edições anteriores e por ser o carrasco de muitos times brasileiros no passado. A Argentina terá dois representantes nos playoffs pelo fato do San Lorenzo ser o atual campeão, o que obriga mais um time do país a disputar a fase preliminar.

Como serão os confrontos? Farei uma análise das partidas e darei meus palpites.


ALIANZA LIMA X HURACÁN- o Huracán não tem mais Defederico e Pastore, os dois jogadores que fizeram a equipe brilhar ao final da década de 2000. O Alianza Lima possui mais títulos e melhor desempenho recente que a equipe argentina. Ainda assim, aposto no Huracán, pela tradição do futebol argentino e também pelo fato dos quemeros terem o mando do jogo de volta.

Jogo de Ida- Estadio Alejandro Villanueva, Peru, dia 03 de fevereiro.
Jogo de Volta- Estadio Tomás Adolfo Ducó, Argentina, dia 10 de fevereiro.
Palpite- o Huracán vence as duas partidas.


INDEPENDIENTE DEL VALLE X ESTUDIANTES- O Estudiantes possui um elenco melhor e mais experiente que o Independiente, além de possuir mais títulos e tradição. A esperança dos equatorianos é de tentar fazer um bom resultado no jogo de ida na altitude e depois tentar segurar os argentinos na partida de volta. Ainda assim, acho que o Estudiantes passa sem problemas.

Jogo de Ida- Estadio Municipal Rumiñahui, Equador, dia 05 de fevereiro.
Jogo de Volta- Estadio Único, Argentina, dia 12 de fevereiro.
Palpite- o Estudiantes empata o jogo de ida e vence a partida de volta.


DEPORTIVO TÁCHIRA X CERRO PORTEÑO- o Cerro perdeu muito de suas forças, incluindo o atacante Ángel Romero e o treinador Francisco Arce. Mesmo assim, os paraguaios têm mais time, mais títulos e mais tradição que o Táchira.

Jogo de Ida- Estadio Polideportivo de Pueblo Nuevo, Venezuela, dia 05 de fevereiro.
Jogo de Volta- Estadio General Pablo Rojas, Paraguai, dia 11 de fevereiro.
Palpite- o Cerro vence as duas partidas.


MONARCAS MORELIA X THE STRONGEST- os times mexicanos costumam dar trabalho por jogarem um bom futebol e também por tirarem proveito do cansaço dos rivais, gerado pelas viagens da América do Sul até o México. Por outro lado, o Strongest tem a vantagem da altitude e do jogo de volta. Grandes chances da partida ser decidida nos pênaltis.

Jogo de Ida- Estadio Morelos, México, dia 04 de fevereiro.
Jogo de Volta- Estadio Rafael Mendoza, Bolívia, dia 10 de fevereiro.
Palpite- o Strongest passa nos pênaltis após perder o jogo de ida e devolver o placar na partida de volta.


PALESTINO X NACIONAL- com toda a honestidade, acho difícil os chilenos passarem pelo Nacional, afinal a equipe uruguaia tem jogadores mais experientes (Fucile, Cruzado e Recoba, entre eles), mais tradição, melhor desempenho recente e o mando da partida de volta.

Jogo de Ida- Estadio Municipal de La Cisterna, Chile, dia 05 de fevereiro.
Jogo de Volta- Estadio Gran Parque Central, Uruguai, dia 12 de fevereiro.
Palpite- o Nacional vence as duas partidas.


CORINTHIANS X ONCE CALDAS- para a sorte do Timão, o Once Caldas já não é mais aquela equipe traiçoeira que eliminou Santos, São Paulo e Cruzeiro em edições anteriores. No entanto, não se deve subestimar os colombianos, que costumam surpreender na competição. E o jogo de volta será na altitude andina.

Jogo de Ida- Itaquerão, Brasil, dia 04 de fevereiro.
Jogo de Volta- Estadio Palo Grande, Colômbia, dia 11 de fevereiro.
Palpite- o Timão se classifica após vencer o primeiro jogo por 1x0, perder o segundo por 2x1 e tomar sufoco até o final, bem ao estilo Corinthians.



FORÇA, LUSA!


Imagem extraída de https://www.facebook.com/portuguesaoficial

O Paulistão não vale muita coisa para os grande times de São Paulo, mas estou na torcida para que a Portuguesa faça uma grande competição e, com isso, consiga atenuar um pouco de sua crise. A Lusa tem poucas chances de títulos devido às próprias limitações, mas a equipe do Canindé tem plenas condições de, ao menos, chegar ao mata-mata. E isto ficou evidente quando a Portuguesa venceu a forte Ponte Preta em pleno Moisés Lucarelli. Há esperanças.



ADEUS, DALMO


Imagem extraída do Facebook oficial do Santos-
https://www.facebook.com/santosfc

Faleceu ontem o lateral-esquerdo Dalmo Gaspar (foto acima), bicampeão da Liberadores (1962 e 63) e do Mundial Interclubes (1962 e 63) pelo Santos. Dalmo, aliás, fez o gol que deu ao Peixe o seu segundo título mundial. O ex-atleta sofria da Doença de Alzheimer e faleceu devido ao agravamento do quadro. Não deixe de ler a bela homenagem de Juca Kfouri ao grande herói santista. O céu dos craques está ficando cada vez mais cheio, com Dalmo se juntando a Sócrates, Nilton Santos, Félix, Djalma Santos, Gylmar dos Santos Neves, ... Enquanto isso, nós estamos ficando cada vez mais pobres de talentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário