terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O Segundo Degrau para a América

Imagem extraída de https://www.facebook.com/SanLorenzo/



Começa hoje a Copa Libertadores da América 2015 "propriamente dita". Às exceções do chileno Palestino e do venezuelano Deportivo Táchira, não tivemos grandes surpresas nos playoffs. Destaque para o Corinthians e para o Huracán, que fizeram bonito em suas partidas de ida e golearam seus rivais.

Trinta e dois clubes da América do Sul e do México disputarão a taça que dá ao seu detentor o direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA, exceto aos times mexicanos, que pertencem a outra confederação.

Farei uma breve análise dos grupos e palpitarei os dois favoritos de cada chave para avançar às oitavas. Será que o seu time favorito tem chances de ir para o mata-mata?



GRUPO A: Atlético Mineiro (Brasil), Santa Fe (Colômbia), Colo-Colo (Chile) e Atlas (México) 

Embora não pareça, este grupo é bastante equilibrado, com quatro equipes que jogam um bom futebol e que contam com boas opções no elenco. Os chilenos são os adversários mais temidos deste grupo por contarem com muitos atletas experientes e/ou com qualidade técnica (Suazo, Beausejour, Paredes, Maldonado, Fierro e Villar). Não chega a ser exagero indicar os Caciques como favoritos ao troféu. O Galo perdeu seu principal jogador, Diego Tardelli, mas manteve o restante a base e tem tudo para brigar com o Colo-Colo pela ponta do grupo.

Palpite: passam o Atlético-MG (1º) e o Colo-Colo (2º)


GRUPO B: San Lorenzo (Argentina), São Paulo (Brasil), Danubio (Uruguai) e Corinthians (Brasil)

Este grupo foi descrito como "grupo da morte" por ter três campeões -San Lorenzo, São Paulo e Corinthians. Não é bem assim, afinal o time argentino perdeu muito de suas forças a ponto de tomar sufoco para uma equipe amadora no Mundial de Clubes do ano passado. Corinthians e São Paulo devem se classificar para a segunda fase. Não consigo dizer quem fica com a ponta do grupo uma vez que os elencos se equivalem sob o ponto de vista técnico, mas pode pesar a experiência de Tite, que tem uma Libertadores (pelo próprio Corinthians em 2012) e uma Sulamericana (pelo Internacional em 2008). O Danubio é o azarão da chave.

Palpite: passam o Corinthians (1º) e o São Paulo (2º)


GRUPO C: Cruzeiro (Brasil), Mineros (Venezuela), Universitario (Bolívia) e Huracán (Argentina)

O Cruzeiro perdeu muito de suas forças após a saída de tantos titulares, mas deve avançar fácil para a próxima fase uma vez que as demais equipes não tem muitos jogadores de destaque nem tradição na competição. O Huracán deve ficar com a outra vaga: a boa exibição nos playoffs deixou boa impressão de que esta equipe pode surpreender.

Palpite: passam o Cruzeiro (1º) e o Huracán (2º)


GRUPO D: Emelec (Equador), Internacional (Brasil), Universidad de Chile (Chile) e The Strongest (Bolívia)

Outro grupo bastante equilibrado com três times tendo possibilidades reais de avançar à próxima fase, o Emelec, o Inter e La U. O Emelec conta com muitos jogadores com passagens pela seleção do país (Guagua, Bagüí e Achilier) e este pode ser o diferencial para a equipe avançar. A Universidad de Chile, por outro lado, perdeu muito de suas forças em relação àquela equipe que faturou o Sulamericano de 2011, mas ainda tem boas opções, como Herrera, Lorenzetti, Rojas e Maxi Rodríguez (aquele uruguaio que, injustamente, foi pouco aproveitado no Grêmio). O Inter manteve a boa base do ano passado e pode se valer do entrosamento, mas não pode vacilar, pois o grupo é complicado.

Palpite: passam o Emelec (1º) e o Internacional (2º)


GRUPO E: Zamora (Venezuela), Boca Juniors (Argentina), Montevideo Wanderers (Uruguai) e Palestino (Chile)

O Boca deu sorte e caiu em um grupo sem rivais de peso. Ainda bem pois o futebol xeneize está mais agradável do que nunca, com muito toque de bola, jogadores de bom nível técnico e alguns bons destaques (Lodeiro, Fuenzalida, Burdisso, Gago e Orión). Das outras equipes, não sei que avança, mas palpitaria o Wanderers, uma vez que os uruguaios sabem jogar com o regulamento.

Palpite: passam o Boca (1º) e o Wanderers (2º)


GRUPO F: River Plate (Argentina), Juan Aurich (Peru), San José (Bolívia) e Tigres (México)

River e Tigres vão fazer uma briga interessante pela ponta, com vantagem para os argentinos, que jogam um futebol agradável (embora, um pouco faltoso) e com boas opções, como Teo Gutiérrez, Balanta, Cavenaghi, Funes Mori e Giovanni Simeone. Os Millonarios ainda entram embalados com os títulos recentes (Copa Sulamericana, Recopa Sulamericana e Clausura). O Tigres conta com muitos jogadores conhecidos, como Sóbis, Guerrón, Arévalo e Juninho (ex-zagueiro do Botafogo). As demais equipes devem vir apenas a passeio, mas podem atrapalhar os favoritos com o fator altitude.

Palpite: passam o River (1º) e o Tigres (2º)


GRUPO G: Atlético Nacional (Colômbia), Barcelona (Equador), Libertad (Paraguai) e Estudiantes (Argentina)

O Atlético tem ligeira vantagem por jogar um futebol mais agradável e ofensivo. O Estudiantes está um pouco abaixo, mas conta com jogadores experientes (Desábato, Prediger, Germán Ré e Aguirregaray) que podem fazer a diferença em campo. O Libertad pode arrancar a segunda vaga jogando pelo regulamento, enquanto o Barcelona é azarão, mas pode tirar alguns pontos dos rivais com o fator altitude.

Palpite: passam o Atlético (1º) e o Estudiantes (2º)


GRUPO H: Sporting Cristal (Peru), Racing (Argentina), Guaraní (Paraguai) e Deportivo Táchira (Venezuela)

Este aqui pode ser considerado o "grupo da vida", por contar com equipes de pouca tradição e com chances mais ou menos iguais de avançarem para a próxima fase. Eu apostaria no time argentino (que tem Sebastián Saja, Óscar Romero e Diego Milito) e no Guaraní (que pode jogar em função do regulamento). As demais equipes, contudo, não devem desanimar: elas também têm boas chances de se classificarem.

Palpite: passam o Racing (1º) e o Guaraní (2º)


Estou na torcida pelos times que jogam um bom futebol. Atlético-MG, Santa Fe, Colo-Colo, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Universidad de Chile, Boca Juniors, River Plate e Atlético Nacional têm a minha simpatia por jogarem um bom futebol e/ou contarem com bons jogadores. Me darei por satisfeito se alguma dessas equipes ficar com o troféu.

Boa sorte a todas as equipes, em especial, às que jogam um bom futebol. Tudo pelo futebol bonito e sem faltas.



Leia mais:


Fox Sports- página sobre a Libertadores: http://www.foxsports.com.br/futebol/americas/libertadores



Nenhum comentário:

Postar um comentário