quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Vem, Koeman!

Imagem extraída do Facebook oficial do Southampton- https://www.facebook.com/southamptonfc



Ainda não sei se o Barcelona sob o comado de Luis Enrique vai vingar, afinal a equipe está mais agressiva do que nos tempos do antecessor Gerardo Martino, mas não demonstra a mesma força dos tempos de Pep Guardiola. Ademais, o atual treinador se envolveu em muitas polêmicas com seus comandados, incluindo Lionel Messi. Não sei se o treinador espanhol terá clima nem vida longa neste seu retorno ao clube catalão.

Eu tenho sonhando com o retorno do ex-zagueiro Ronald Koeman (atualmente no Southampton da Inglaterra) ao Barça diante da atual situação. O holandês jogou no time catalão entre 1989 e 1995, conquistando muitos títulos no período, inclusive a primeira Champions League do clube em 1992.

Koeman é um representante da escola holandesa de futebol, aquela que deu origem ao estilo de jogo do Barcelona, o Tiki-Taka. Mais do que isso, o ex-zagueiro foi discípulo do Mestre Cruyff no próprio Barça, além de ter sido auxiliar de Louis Van Gaal no time Blaugrana entre 1998 e 2000.

O estilo de jogo aplicado por Koeman tem a influência de Cruyff, com o seu Southampton apresentando movimentação intensa em campo, coletividade e ofensividade. Além disso, o treinador holandês conseguiu formar uma defesa sólida pelos Saints e com uma excelente saída de bola, favorecendo os contra-ataques de seu time. Seria um contraponto perfeito para o Barça, que vem apresentando muitos problemas defensivos com a saída de Puyol e com os laterais muito ofensivos (Dani Alves e Jordi Alba).



Imagem extraída do Facebook oficial do Southampton- https://www.facebook.com/southamptonfc


Um último ponto em que Koeman poderia ajudar seu ex-clube é o fato do Barcelona não poder contratar novos reforços após a sanção imposta pela FIFA após irregularidades comprovadas nas transferências de jogadores menores de idade pelo clube. O Barça, desta forma, terá de lançar mão de suas pratas da casa para compor o elenco. O treinador holandês vem operando verdadeiros milagres nas últimas temporadas com elencos jovens e, aparentemente, limitados. Koeman fez o Feyenoord ficar à frente do PSV na Eredivisie 2013-14, e agora, na Premier League, vem fazendo o Southampton brigar pela Champions com City, United e Arsenal. Ele, além de ensinar o estilo holandês de futebol aos meninos da base, poderia fazer um excelente aproveitamento dos garotos no time principal.

Só lamento que o Southampton ficaria enfraquecido com a saída de Koeman, uma vez que o treinador é um dos alicerces da equipe, senão, o grande responsável pela excelente fase dos Saints. Mas a julgar pela discrepância financeira do Southampton em relação aos gigantes europeus, um desmanche ao final da temporada é inevitável. O clube inglês dificilmente segura suas peças.

Se Koeman tiver de deixar o Southampton, que seja para voltar ao Barça, clube com o qual tem identificação e poderia prestar grandes serviços.



Koeman (o terceiro agachado da direita para a esquerda) no time que venceu a Champions League 1991-92
(imagem extraída do Facebook oficial de Johan Cruyff- https://www.facebook.com/JohanCruyff14)



HOMOFOBIA NÃO!

Brilhante o texto escrito pela articulista Mariana Lajolo no blog Esporte Fino, publicado pela revista Carta Capital. A autora mostra como pessoas públicas ainda chocam quando decidem assumir sua homossexualidade, como foi o caso da ginasta Laís Souza. A relação entre pessoas do mesmo sexo vem tendo maior aceitação nos últimos anos, mas ainda sofre muita resistência por parte dos mais conservadores. O texto afirma, ainda, como há clubes que ajudam a manter tal preconceito com seus atletas apesar das constantes campanhas contra a homofobia.



DATA ERRADA

Alguém pode me dizer de quem foi a brilhante ideia de marcar um jogo do porte de Santos x São Paulo para o meio da semana? Um clássico sempre requer muito planejamento, incluindo policiamento reforçado, interdição de ruas, entre outras providências. A Federação Paulista de Futebol poderia ter mudado a data para um sábado ou domingo, quando os transtornos gerados pela partida são amenizados.



MASSACRE BRASILEIRO

O Funvic/Taubaté e o Sada/Cruzeiro não tiveram nenhuma dificuldade para vencerem seus rivais na estreia do Sul-Americano Masculino de Vôlei. O time mineiro, inclusive, fechou sua primeira parcial em impressionantes 25/5! As duas equipes devem tomar muito cuidado para que o favoritismo não tire a concentração dos jogadores, mas, a meu ver, apenas os argentinos do UPCN seriam capazes de evitar uma nova final brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário