sábado, 14 de fevereiro de 2015

Por Que Considero Gündoğan o Melhor Volante do Mundo?

Imagem extraída do Facebook oficial de İlkay Gündoğan-
https://www.facebook.com/IlkayGuendogan



Talvez você nunca tenha ouvido falar de İlkay Gündoğan, meio-campista jovem (apenas 24 anos) e que defende o Borussia Dortmund desde 2011. Mas quando este volante está em campo, ele dificilmente passa desapercebido pela genialidade de seus lances.

Gündoğan nasceu na Alemanha, mas possui ascendência turca, assim como Mesut Özil, Emre Can, Nuri Şahin e Hamit Altıntop (os dois últimos optaram por defender a Turquia). Mesmo assim, o camisa 8 do Borussia não esquece as suas origens, como se vê na foto acima.

Gündoğan nem de longe lembra os volantes daqui no Brasil. Ele não é muito alto (tem 1,80m de altura), não é muito forte e comete poucas faltas.  Ele não faz o estilo "cão de guarda", típico dos volantes de contenção (Mascherano, Sandro, Rômulo, Luiz Gustavo, Ralf, ...) e, provavelmente, não seria considerado um meio-campista defensivo pelos "professores" daqui.



Imagem extraída do Facebook oficial de İlkay Gündoğan- https://www.facebook.com/IlkayGuendogan



O que Gündoğan não tem de tamanho ou força, ele compensa com técnica e elegância. Dizer que ele tem boa saída de bola é pouco para descrever seu estilo de jogo. Gündoğan tem muita qualidade no passe, uma excelente movimentação em campo e sobe muito bem para o ataque. Isso sem falar que ele é um bom cobrador de faltas. Claro que ele também ajuda nas funções defensivas -senão, ele não seria um volante- e o faz de maneira elegante e segura. Raramente eu o vejo dar carrinhos em campo e ele ainda facilita os contra-ataques com suas bolas muito bem colocadas.

Gündoğan era presença certa aqui no Brasil para a última Copa do Mundo. Infelizmente, ele se lesionou ao final da temporada 2013-14 e desfalcou o Borussia por um bom tempo. A equipe aurinegra sentiu tanto a sua falta que o time não foi mais o mesmo sem o camisa 8. Como azar pouco é bobagem, o seu parceiro Sven Bender (outro volante que se notabiliza pela leveza) também se machucou na mesma época. Sem os dois, o meio-de-campo do Dortmund perdeu qualidade e o time está ameaçado de rebaixamento.

Se Gündoğan tivesse vindo para o Brasil, eu tenho certeza que ele roubaria fácil a vaga de um dos titulares da Seleção Alemã, Schweinsteiger ou Khedira. Os dois também são bons de bola, mas Gündoğan se encaixa muito mais no estilo de jogo de do treinador Joachim Löw. Ele faria uma excelente dupla com Kroos na Mannshcaft, ambos volantes com muita elegância e qualidade no passe.

É uma pena que o ano de 2014 tenha acabado tão cedo para Gündoğan -ele só voltou aos gramados já em 2015. Se estivesse em condições de jogo, tenho quase certeza de que teria brilhado na Copa do Mundo e estaria entre os melhores do mundo de sua posição. Ele tem talento para isso.

Isso sem falar que os gramados brasileiros teriam o privilégio de receber o elegante futebol de Gündoğan.



Imagem extraída do Facebook oficial de İlkay Gündoğan- https://www.facebook.com/IlkayGuendogan



SEMANA QUENTE

A semana do Carnaval vai ter muitas atrações para os fãs de futebol. Serão realizados os jogos da primeira rodada da fase de grupos da Libertadores (faremos análises e palpites na terça-feira) e também quatro jogos válidos pelas oitavas-de-final da Champions League (veja no link análise e palpites para os jogos). Boas opções para fugir um pouco do marasmo dos fraquíssimos campeonatos estaduais e também para curar a sua ressaca do carnaval.



MARTINO, CONVOQUE O DÁTOLO

Imagem extraída do Facebook oficial do Atlético Mineiro-
https://www.facebook.com/atletico/

O meia Jesús Dátolo (foto acima) já merecia uma nova chance na Seleção Argentina desde o ano passado. Dátolo está em excelente fase no Atlético Mineiro, com qualidade na marcação, muitas assistências e, claro, gols. Ele poderia ser usado perfeitamente como volante ou meia-armador -faltam jogadores para esta última função na Albiceleste- e melhoraria muito a qualidade no meio-de-campo argentino, algo que faltou durante a última Copa do Mundo. O único porém é que Dátolo já está com 30 anos e ele dificilmente chegaria em condições de disputar a Copa de 2018, mas poderia ser de grande utilidade para a Copa América, jogando no auge de sua forma física.



COMPLICOU

Quando as coisas pareciam melhorar para Anderson Silva, o lutador sofreu mais um duro golpe em sua carreira. Após o segundo exame ter acusado negativo para qualquer substância proibida no corpo do lutador, um terceiro teste, realizado após a luta contra Nick Diaz, acusou a presença de compostos não divulgados pelos organizadores. O lutador ainda não se pronunciou sobre o caso, mas que ele tenha consciência: isto pode encerrar para sempre a sua carreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário