![]() |
| Imagem extraída do Facebook oficial do Chelsea- https://www.facebook.com/ChelseaFC/ |
Boa tarde, queridos leitores e leitoras! E que tarde! Termina hoje o recesso da UEFA Champions League, o melhor campeonato de futebol do mundo! Finalmente veremos os maiores craques do planeta em ação novamente!
Quatro jogos válidos pelas oitavas-de-final da competição serão disputados nesta semana. Hoje, o Paris Saint-Germain recebe o Chelsea, enquanto o Shaktar Donetsk recebe o Bayern München. Na tarde de amanhã, o Real visita o Schalke 04, enquanto o Porto vai até Basileia encarar o Basel.
Dei meus palpites para os jogos em dezembro e não vejo muitas possibilidades para surpresas nesta etapa. Todas as equipes foram às compras e se reforçaram. mas ainda vejo Chelsea, Bayern, Real, Porto, Barcelona, Borussia, Atlético de Madrid e Arsenal indo às quartas. A Alemanha é o país com maior número de representantes nas oitavas (Bayern, Borussia, Schalke e Bayer) mostrando que o futebol do país continua em alta apesar do evidente desequilíbrio na Bundesliga.
Fico feliz em saber que os times, em geral, estão menos pragmáticos em relação a anos anteriores. Até mesmo José Mourinho e Carlo Ancelotti, que eram conhecidos pela equipes estritamente defensivas, estão apostando em meios-de-campo mais criativos e fazendo suas equipes agradar em campo. O futebol agradece.
Outro grande barato da Champions League é que a competição raramente tem um favorito. A maioria dos campeonatos europeus tem dois ou três times que se candidatam aos troféus (em sua maioria, clubes com maior poder aquisitivo) enquanto as demais fazem apenas figuração. A Champions, por reunir os maiores times da Europa, é um campeonato bem menos previsível e só o dinheiro não basta para montar um time campeão. Dos times pertencentes a magnatas, por enquanto, apenas o Chelsea conseguiu um título, em 2012.
Como as partidas serão realizadas no esquema de mata-mata, os jogos podem ter resultados totalmente imprevisíveis. Li há pouco tempo o livro Os Números do Jogo (Chris Anderson e David Sally, Editora Paralela) e os autores não conseguiram explicar como o Chelsea, com um time tecnicamente mais fraco, conseguiu superar o Barcelona e o Bayern em 2012. Será que algum azarão fica com um troféu em 2015?
Os jogos desta semana serão realizados às 17:45h (horário de Brasília) e serão exibidos pelos canais Band, Esporte Interativo e ESPN. Se você estiver de bobeira neste final de feriado, não deixe de conferir as partidas para animar sua semana!
Boa sorte às equipes, em especial, àquelas que jogam um bom futebol.
![]() |
| Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- https://www.facebook.com/RealMadrid |
PERIGO ARGENTINO
As derrotas do Sada/Cruzeiro e do Funvic/Taubaté para UPCN Vóley e Lomas de Zamora, respectivamente, deixaram evidente a força do voleibol argentino no último Sul Americano Masculino. É verdade que os rivais tiveram o fator torcida a favor -a competição foi realizada em Buenos Aires- mas ficou evidente que os argentinos estão jogando melhor e podem surpreender nas próximas competições, incluindo a seleção do país.
NADAL DÁ O EXEMPLO
Impressionante a simpatia e humildade do tenista espanhol Rafael Nadal. O jogador, que atualmente ocupa a terceira posição do ranking da ATP, veio ao Brasil jogar o Aberto do Rio de Janeiro, aproveitou para cair no samba junto com o nosso Gustavo Kuerten e esbanja simplicidade fora das quadras. Outro tenista que esteve há algum tempo atrás no Brasil e também esbanjou carisma e humildade, foi o sérvio Novak Djokovic (ou "Đoković"), atual número 1 do ranking. Por outro lado, o esporte está cheio de pessoas prepotentes e que adoram esnobar os fãs, justamente aqueles que são parte fundamental para a carreira dos atletas em muitos sentidos. Como eu gostaria que houvessem mais esportistas como Nadal e Djokovic. E olha que o tênis é considerado um "esporte de elite", mas seus praticantes esbanjam simplicidade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário