terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Fim de Férias

Imagem extraída do Facebook oficial do Chelsea- https://www.facebook.com/ChelseaFC/



Boa tarde, queridos leitores e leitoras! E que tarde! Termina hoje o recesso da UEFA Champions League, o melhor campeonato de futebol do mundo! Finalmente veremos os maiores craques do planeta em ação novamente!

Quatro jogos válidos pelas oitavas-de-final da competição serão disputados nesta semana. Hoje, o Paris Saint-Germain recebe o Chelsea, enquanto o Shaktar Donetsk recebe o Bayern München. Na tarde de amanhã, o Real visita o Schalke 04, enquanto o Porto vai até Basileia encarar o Basel.

Dei meus palpites para os jogos em dezembro e não vejo muitas possibilidades para surpresas nesta etapa. Todas as equipes foram às compras e se reforçaram. mas ainda vejo Chelsea, Bayern, Real, Porto, Barcelona, Borussia, Atlético de Madrid e Arsenal indo às quartas. A Alemanha é o país com maior número de representantes nas oitavas (Bayern, Borussia, Schalke e Bayer) mostrando que o futebol do país continua em alta apesar do evidente desequilíbrio na Bundesliga.

Fico feliz em saber que os times, em geral, estão menos pragmáticos em relação a anos anteriores. Até mesmo José Mourinho e Carlo Ancelotti, que eram conhecidos pela equipes estritamente defensivas, estão apostando em meios-de-campo mais criativos e fazendo suas equipes agradar em campo. O futebol agradece.

Outro grande barato da Champions League é que a competição raramente tem um favorito. A maioria dos campeonatos europeus tem dois ou três times que se candidatam aos troféus (em sua maioria, clubes com maior poder aquisitivo) enquanto as demais fazem apenas figuração. A Champions, por reunir os maiores times da Europa, é um campeonato bem menos previsível e só o dinheiro não basta para montar um time campeão. Dos times pertencentes a magnatas, por enquanto, apenas o Chelsea conseguiu um título, em 2012.

Como as partidas serão realizadas no esquema de mata-mata, os jogos podem ter resultados totalmente imprevisíveis. Li há pouco tempo o livro Os Números do Jogo (Chris Anderson e David Sally, Editora Paralela) e os autores não conseguiram explicar como o Chelsea, com um time tecnicamente mais fraco, conseguiu superar o Barcelona e o Bayern em 2012. Será que algum azarão fica com um troféu em 2015?

Os jogos desta semana serão realizados às 17:45h (horário de Brasília) e serão exibidos pelos canais Band, Esporte Interativo e ESPN. Se você estiver de bobeira neste final de feriado, não deixe de conferir as partidas para animar sua semana!

Boa sorte às equipes, em especial, àquelas que jogam um bom futebol.



Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- https://www.facebook.com/RealMadrid



PERIGO ARGENTINO

As derrotas do Sada/Cruzeiro e do Funvic/Taubaté para UPCN Vóley e Lomas de Zamora, respectivamente, deixaram evidente a força do voleibol argentino no último Sul Americano Masculino. É verdade que os rivais tiveram o fator torcida a favor -a competição foi realizada em Buenos Aires- mas ficou evidente que os argentinos estão jogando melhor e podem surpreender nas próximas competições, incluindo a seleção do país.



NADAL DÁ O EXEMPLO

Impressionante a simpatia e humildade do tenista espanhol Rafael Nadal. O jogador, que atualmente ocupa a terceira posição do ranking da ATP, veio ao Brasil jogar o Aberto do Rio de Janeiro, aproveitou para cair no samba junto com o nosso Gustavo Kuerten e esbanja simplicidade fora das quadras. Outro tenista que esteve há algum tempo atrás no Brasil e também esbanjou carisma e humildade, foi o sérvio Novak Djokovic (ou "Đoković"), atual número 1 do ranking. Por outro lado, o esporte está cheio de pessoas prepotentes e que adoram esnobar os fãs, justamente aqueles que são parte fundamental para a carreira dos atletas em muitos sentidos.  Como eu gostaria que houvessem mais esportistas como Nadal e Djokovic. E olha que o tênis é considerado um "esporte de elite", mas seus praticantes esbanjam simplicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário