domingo, 7 de fevereiro de 2021

A Exposição




Reinaugurei durante a última semana o meu blog secundário, a Farmácia dos Games, totalmente dedicado a jogos eletrônicos antigos. Utilizei algumas fotos bastante peculiares para decorar meu segundo diário, todas elas tiradas de uma exposição que eu visitei há dois anos atrás.

A exposição intitulada "Da Eschola de Pharmacia à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 120 Anos de Excelência" ficou em cartaz de outubro de 2018 até fevereiro de 2019. Eu havia tentado visitar a mostra há algum tempo, mas só consegui ir durante o final de janeiro de 2019.

Eu tinha fortes motivações para visitar a mostra. A primeira, obviamente, era prestigiar a faculdade onde me graduei e sempre faço questão de demonstrar minha gratidão à instituição. E segundo porque estava ansioso para encontrar alguma memória dos anos que eu passei por lá.



  



Fui ao Centro Universitário Maria Antônia (CEUMA) onde a exposição estava em cartaz. É um local de fácil acesso por estar situado próximo à Estação Higienópolis-Mackenzie. Nem precisei recorrer a carro particular, taxi ou aplicativo para chegar lá. Era uma manhã de quarta-feira.

A exposição estava repleta de memórias, algumas mais antigas e outras mais recentes. Havia aparelhos, trabalhos, artigos de jornal, fotos de docentes, visitantes ilustres que passaram pela faculdade, ... A riqueza do acervo impressionou.

A visita foi bastante tranquila. O prédio estava praticamente vazio -havia apenas a recepcionista e mais quatro visitantes que aparentavam ser docentes ou ex-alunos da faculdade. Eu tive todo o tempo do mundo para desfrutar da mostra e tirar quantas fotos eu quisesse.

Senti, porém, falta de algum guia ou curador que pudesse destacar as peças de maior importância da mostra ou que pudesse revelar alguma curiosidade a respeito delas. Também achei que as peças estavam próximas demais ao público, incluindo algumas vidrarias delicadas e caras -eu quase chutei um condensador que estava no chão durante a visita. Temi que algum descuidado ou mal-intencionado pudesse danificar ou mesmo furtar as peças, sendo algumas delas de valor histórico inestimável.






A seção que mais me emocionou foi a última onde constavam os trabalhos realizados pelos alunos, em especial a Jornada Científica. Pude ver fotos e vídeos de muitos conhecidos. Nunca me envolvi diretamente com os projetos da faculdade mas foi muito bonito ver meus colegas terem seus esforços reconhecidos. Uma clara demonstração de que a universidade é muito mais do que aulas e trabalhos científicos.

A exposição, posteriormente, foi realocada para outros lugares. Considerei realizar novas visitas mas acabei desistindo da ideia. Não me lembro quando ela saiu de cartaz, mas ela foi mantida durante um bom período ao longo de 2019.

Acabei, posteriormente, utilizando algumas das fotos em meu blog secundário por remeterem aos assuntos "farmácia" e "antiguidade". E também para que as memórias daquela exposição permanecessem vivas de alguma maneira.

A exposição "Da Eschola de Pharmacia à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 120 Anos de Excelência" foi curta mas emocionante. Fico feliz de ter visitado a mostra e também de ter registrado cada seção em minhas fotografias para que as memórias ficassem eternizadas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário