sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

O Título que Ninguém Queria

Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Parabéns, antes de mais nada, ao Flamengo e aos flamenguistas pela conquista do oitavo título no Campeonato Brasileiro. O troféu, aliás, veio em uma rodada que foi a imagem desta competição, com os dois candidatos ao caneco, Fla e Inter, sofrendo até os últimos minutos de suas respectivas partidas. Nem parecia que precisavam vencer para obter o desejado prêmio.

O Flamengo dependia apenas de si para ficar com o título, mas não demonstrou competência ou força mental para superar o ferrolho do São Paulo. Os Rubro-Negros se mostravam tensos, desesperados, precipitados enquanto o Tricolor negava espaços e parecia controlar a partida. A imagem dos flamenguistas esperando ansiosos pelo desfecho do jogo do Internacional foi bizarra.

O Internacional não aproveitou o vacilo do Flamengo e perdeu o título por pura incompetência em atacar. Era óbvio que Vagner Mancini iria armar um ferrolho para segurar os Colorados. O próprio Abel Braga já havia revelado o seu "ponto fraco" em entrevistas: "o problema é quando você tem a bola". E assim o Timão segurou os gaúchos no Beira Rio. Houve ainda a polêmica dos gols anulados mas os mandantes poderiam ter feito mais em campo.



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Nenhum time do Brasileirão, aliás, merecia o troféu. Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, São Paulo, ... Nenhum deles demonstrou futebol ou atitude necessários para serem campeões, apenas brilhos fugazes que serviram para iludir o torcedor durante algumas rodadas.

Podemos creditar a irregularidade dos times a muitos fatores: o cansaço pela temporada extensa, a falta de torcida nos estádios, a pressão desnecessária criada pelos próprios clubes, salários atrasados, ... Todos argumentos válidos, mas as instituições, por mais endividadas que estejam, têm condições para blindar o elenco, oferecer suporte psicológico ou mesmo tentar motivar o grupo com os chamados "bichos". É obrigação de qualquer entidade buscar soluções criativas para resolver os problemas.

O desfecho do Brasileirão 2020 foi totalmente condizente com o desenrolar do campeonato. Nunca se viu uma competição tão atípica e com tantas reviravoltas como esta. Tanto que o torneio que se chama "Campeonato Brasileiro 2020" terminou em 2021.

O Brasileirão 2020, aliás, pode não ter se encerrado ontem: há a polêmica partida entre Vasco e Internacional -aquela em que o VAR não ofereceu uma resposta conclusiva pela câmera estar mal posicionada. A queixa dos Cruz-Maltinos está sendo apreciada pelo STJD e existe a possibilidade do jogo ser impugnado.

Seria um desfecho apropriado para um Brasileirão "maluco".



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



CENI

Rogério Ceni teve méritos na conquista mas o ex-goleiro ainda se mostra muito inexperiente para comandar uma equipe com a grandeza do Flamengo. O paranaense tomou muitas decisões contestáveis como insistir em dois zagueiros (Gustavo Henrique e Léo Pereira) em péssima fase, peitar o atacante Gabigol desnecessariamente ou se preocupar apenas com o ataque. O treinador é talentoso e tem potencial para evoluir, mas ainda não o vejo totalmente preparado para voos mais altos.



ABEL

Outrora "ultrapassado", Abel Braga termina o Brasileirão em alta mesmo sem o título. O experiente treinador, que se mostrava fora da realidade (provavelmente ainda abalado pela perda do filho), deu a volta por cima e mostrou que ainda tem lenha para queimar. O carioca deixa o Beira Rio fortalecido e com a certeza que ele não tardará a encontrar outro clube. Mas seus times precisam aprender a jogar com a bola urgentemente, afinal futebol não é só se defender.



ESTADUAIS

Os times que disputaram a Série A entrarão em campo já no próximo domingo para a disputa dos inúteis estaduais. Os clubes deveriam conceder férias aos seus jogadores e disputar os campeonatos regionais apenas com reservas ou times Sub-20, mas preferem ser cúmplices na manutenção destas competições que atrasam o nosso futebol.




Nenhum comentário:

Postar um comentário