domingo, 28 de fevereiro de 2021

Conversando com o Ídolo

O jornalista André Rocha é uma de minhas influências
no blog (reprodução twitter.com/anunesrocha)



Você já teve a oportunidade de falar com alguém que você admira? Eu já tive a chance de conversar com uma dessas pessoas durante a última semana através de uma transmissão ao vivo no Youtube. E a pessoa em questão é o jornalista esportivo André Rocha.

Comecei a acompanhar André Rocha em 2012 durante a Eurocopa daquele ano. O jornalista assinava um blog no site Globoesporte. O colunista realizava análises táticas de partidas e utilizava uma ferramenta que eu considerava fascinante, o Tactical Pad. Fiquei tão encantado que eu passei a emular algumas das ideias do comunicador aqui no Farma Football. Arrumei a minha própria prancheta gratuita, o This 11, e passei a realizar minhas próprias análises por influência do articulista.

O jornalista, posteriormente, migrou para a ESPN onde também escrevia textos esporádicos com ênfase na análise tática. Não tinha acesso ao canal e não pude acompanhá-lo durante as transmissões, mas tive o prazer de continuar lendo suas coluna no site da emissora.

André, atualmente, está no portal UOL onde assina mais um blog com ênfase na análise tática. O articulista, para a minha tristeza, utiliza o Tactical Pad com menos frequência, mas o conteúdo continua o mesmo: crítico mas sem ser parcial ou maldoso.



Passei a realizar análises táticas no blog por
influência de André Rocha (imagem obtida via this11.com)



André, recentemente, decidiu gerar conteúdos também para o Youtube, possivelmente por influência de colegas que vêm fazendo sucesso na plataforma, algo que já comentei aqui no blog. Seu canal já existia há alguns anos, mas o jornalista passou a investir efetivamente nos vídeos durante as últimas semanas.

Durante a última quinta-feira, eu estava acompanhando a última rodada do Brasileirão 2020 pela internet quando vi um tweet do André informando que ele realizaria uma transmissão ao vivo em seu canal após o término das partidas. Eu, obviamente, fui acompanhar para prestigiar o comunicador e também para conversar com o meu ídolo.

Não havia, para a minha sorte, muitas pessoas participando da transmissão. Pude conversar um pouco com o jornalista e expressar as minhas considerações sobre o Campeonato Brasileiro. E ele concordou com muitas de minhas opiniões! Fiquei até emocionado! Coisa de fã...

Eu, obviamente, não concordo com todas as opiniões de André, assim como ele discordou de algumas poucas observações minhas durante a transmissão. Podemos admirar as pessoas mas não podemos ser alienados a pondo de perdermos a nossa individualidade e a nossa personalidade apenas para agradarmos aos outros, mesmo que sejam nossos ídolos. Ademais, a discordância e o questionamento são fundamentais para que continuemos evoluindo como sociedade. E eu sempre estimulo as pessoas a pensarem e a questionarem.

Foi emocionante conversar com André Rocha, um dos jornalistas que influenciou meu estilo e também o formato do meu blog! Me senti como um discípulo conversando com seu mestre! E me senti ainda mais respaldado a seguir com os textos!



Imagem extraída de www.facebook.com/andrerochafutebol



ACOMPANHE O ANDRÉ NAS REDES SOCIAIS!





Nenhum comentário:

Postar um comentário