quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

O Clube Doente

Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



Talvez vocês não acreditem, mas li comentários em redes sociais deixados por torcedores inocentando o demitido Fernando Diniz pela má fase do São Paulo. Quase um mês após a queda do treinador, há fãs questionando se a culpa era mesmo do comandante. Não obstante, alguns parecem tomar o partido do técnico e insultam os jogadores com os termos "perninhas" e "mascaradinhos", exatamente os que o mineiro utilizou para repreender Tchê Tchê durante aquele jogo contra o Red Bull Bragantino. E tudo isto bem antes da partida conta o Botafogo, realizada durante a última segunda-feira.

Não faz muito tempo quando que criminosos atentaram contra um ônibus do São Paulo. A perícia comprovou que os artefatos encontrados com os meliantes poderiam até matar, ou seja, Diniz ou algum jogador do clube poderia até perder a vida durante o incidente. Comentários de supostos torcedores exaltavam a atitude dos vândalos, mas agora estão saindo em defesa do treinador.

As atitudes de torcedores em redes sociais são reflexos do que acontece na instituição São Paulo Futebol Clube, e vice-versa. O que se vê é um clube doente, enfermo, fora de si. Toda a entidade parece estar contaminada, desde os torcedores, passando pelos jogadores e chegando até os dirigentes.



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



O clube, durante anos, negou a realidade de que estava parando no tempo e ficando ultrapassado. Ergueu um muro de soberba e arrogância acreditando que o peso da camisa e das conquistas passadas seriam suficientes para fazer os adversário tremerem, mas quem passou a tremer foram os próprios jogadores do São Paulo, cada vez mais inseguros, tensos e abatidos.

O choque de realidade parece ter levado a um delírio coletivo no Tricolor. Nada mais parece ser realizado com racionalidade ou senso crítico. Torcedores cada vez mais irascíveis, jogadores cada vez mais amedrontados e dirigentes que parecem negar os fatos. Pouquíssimos parecem demonstrar algum esclarecimento na instituição.

O São Paulo, como eu sempre escrevo, já foi um clube modelo, exemplar, inovador, diferenciado. A arrogância de seus integrantes, contudo, fez a instituição parar no tempo. E o orgulho faz com que neguem a realidade e pareçam viver em um eterno delírio.



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc




Nenhum comentário:

Postar um comentário