sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

O Adversário Imbatível

Imagem extraída de www.facebook.com/BelgianRedDevils



De Bruyne, Lukaku, Courtois, os irmãos Hazard, Vertonghen, Aldeweireld, ... Esta é sem dúvida a melhor geração de futebolistas belgas de toda a história. Quase todos jogadores habilidosos, com recursos técnicos e/ou poder de decisão.

Esta geração surgiu durante o ciclo da Copa 2014 quando foram apontados como candidatos a surpresa na competição e terminaram nas quartas-de-final, eliminados pela Argentina. Quatro anos depois, o rótulo de surpresa não mais lhes cabia e os Diables Rouges tinham potencial para alcançar voos mais altos. E conseguiram um ótimo terceiro lugar naquele Mundial -caíram para a França na semifinal e venceram a Inglaterra na disputa pelo bronze.

A "fantástica geração belga", como passou a ser chamada, chega ao auge para o ciclo da Copa 2022. Todos os jogadores aqui citados eram jovens promissores porém inexperientes em 2014, adquiriam maturidade para 2018 e agora parecem prontos para efetivamente brigar pelos troféus, seja o da Eurocopa, seja o do Mundial,

A Bélgica, porém, encontrou um adversário poderoso e que pode minar os planos de conquistar o primeiro título de sua história: o coronavírus. A pandemia já adiou a Eurocopa de 2020 para 2021 e continua colocando em risco a realização de grandes competições esportivas.



Imagem extraída de www.facebook.com/edenhazard



A realização de uma Eurocopa ou de uma Copa do Mundo requer ainda mais infraestrutura do que uma Champions League. O trânsito de pessoas é muito maior e, consequentemente, também é maior o risco de disseminação da doença. E a edição 2021 da Euro ainda prevê jogos sediados em diversos países da Europa o que poderia aumentar ainda mais ainda mais a propagação do vírus. A UEFA, até o presente momento, ainda não se posicionou sobre mudanças na competição.

A Bélgica teria muito o que lamentar com eventuais adiamentos, afinal estaria perdendo justamente o momento em que seus jogadores estarão em seu auge físico e técnico. O atual ciclo seria, portanto, a grande chance de fazer história e conquistar o primeiro título.

A esperança de títulos para os belgas está, portanto, diretamente relacionada com o controle da pandemia, seja por vacina, medicação ou qualquer outra forma de terapia ou prevenção. Os Diables Rouges precisam torcer pelo sucesso dos tratamentos para que suas chances de título aumentem.

Hazard, Lukaku, De Bruyne, Courtois e os demais têm plenas condições de repetirem pela sua seleção o sucesso que fazem por seus respectivos clubes. Resta agora que o adversário chamado coronavírus seja derrotado para que estas chances aumentem.



Imagem extraída de www.facebook.com/BelgianRedDevils



<END>

Nenhum comentário:

Postar um comentário