sábado, 20 de fevereiro de 2021

Que se Danem os Estaduais

Imagem extraída de www.facebook.com/futebolpaulista



Vanderlei Luxemburgo conquistou o Paulistão de 2020 com o Palmeiras o que encerrou um jejum de doze anos do Verdão na competição. O último título no estadual, por coincidência, também foi obtido sob a direção de Luxa. O troféu, porém, não serviu para segurar o emprego do treinador carioca que foi demitido sem piedade em outubro.

Fábio Carille realizou a façanha de conquistar três Paulistões consecutivos pelo Corinthians -2017, 2018 e 2019. Os três troféus, porém, não serviram como escudo para o treinador paranaense que acabou dispensado em 2019 após uma série de resultados ruins.

Os próprios clubes, como demonstrado nos dois parágrafos acima, não dão mais importância ao Campeonato Paulista. E isto não acontece apenas em São Paulo. O Flamengo disputou o último Carioca com um time reserva enquanto os titulares eram poupados para a Libertadores e Brasileirão. O Athletico há anos faz o mesmo disputando o Paranaense com time sub-20.

Os campeonatos estaduais hoje não têm mais a mesma relevância do passado, são mantidos apenas para enriquecer federações regionais e emissoras de televisão. Estas competições têm sido muito mais um prejuízo do que lucro aos clubes visto que desgastam os jogadores e ainda ocupam um tempo precioso da temporada.



Imagem extraída de www.facebook.com/futebolpaulista



A situação em 2021 será ainda mais complicada. Devido à pandemia, jogos referentes à temporada anterior foram alocados para este ano. E as federações estaduais agendaram o início de suas competições para o final de fevereiro -o Mineiro e o Paulista, por exemplo, já terão rodada no dia 28 deste mês, quatro dias após o término do Brasileirão de 2020. Não haverá, portanto, férias aos jogadores.

Os clubes deveriam dar aos estaduais o que realmente merecem: desprezo. Deveriam boicotar a competição ou disputá-la com o time sub-20, uma vez que não haverá a Copinha neste ano. Os titulares, desta forma, teriam férias, poderiam realizar uma pré-temporada decente (algo que não temos no Brasil) e se prepararem para os campeonatos realmente importantes, que são Brasileirão, Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil.

Os clubes, porém, se submetem. Aceitam desgastar seus jogadores e depois reclamam que a temporada é muito extensa ou que os atletas se lesionam demais. E a situação será ainda mais difícil em 2021 visto que haverá ainda menos datas livres para descanso.

Azar do nosso futebol e dos nossos jogadores.



Imagem extraída de www.facebook.com/futebolpaulista




Nenhum comentário:

Postar um comentário