segunda-feira, 17 de maio de 2021

A História se Repetirá?

Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



Martín Benítez tem se mostrado, até o momento, a contratação mais acertada do São Paulo na temporada. O argentino tem se destacado pelo seu estilo que combina habilidade com raça. O jogador por enquanto fez apenas um gol, mas no que se refere a criar oportunidades é com ele mesmo. Nos jogos em que esteve presente, o meia participou de quase todas as jogadas que resultaram em algum tento.

A história de Benítez aqui no Brasil é parecida com a do compatriota Darío Conca: ambos se destacaram no Vasco após serem emprestado por seus respectivos clubes (Benítez foi cedido pelo Independiente em 2020 enquanto Conca pertencia ao River Plate em 2007) e ambos se transferiram para um Tricolor no ano seguinte (Benítez foi para o São Paulo e Conca acertou com o Fluminense).

Benítez, porém, não foi adquirido pelo São Paulo em definitivo e seus direitos ainda pertencem ao Independiente. O meia, portanto, precisa mostrar serviço em campo para definir seu futuro na carreira, seja permanecer no Tricolor, seja retornar a Avellaneda, ou ainda chamar a atenção de algum clube europeu.

O histórico de jogadores emprestados no São Paulo não é exatamente bom, como expliquei em um post no ano passado. Tais atletas, por terem o destino incerto, sabem que precisam se destacar o quanto antes e convencer os clubes a respeito de suas qualidades em campo. Muitos desses futebolistas, porém, acabam se acomodando quando atingem seus objetivos e é neste ponto em que precisamos ter alguma cautela com relação a Benítez.



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



Benítez, que foi indicação do treinador e compatriota Hernán Crespo, tem se aplicado muito em campo. O jogador deixou uma ótima primeira impressão ao anotar um gol em sua estreia na Libertadores diante do Sporting Cristal. O atleta rapidamente caiu nas graças do torcedor e da mídia por suas assistências e pelo seu estilo aguerrido, algo que faltou ao apático São Paulo durante os últimos anos.

A carência do torcedor são-paulino por ídolos e por atletas empenhados aumentou ainda mais a estima dos fãs por Benítez apesar de seu pouco tempo no Morumbi. O atleta chegou até a ser comparado com o compatriota Jony Calleri que defendeu o São Paulo durante o ano de 2016 em um contexto muito semelhante.

É necessário, porém, manter os pés no chão com relação ao meia. Não se sabe se o jogador deseja permanecer no São Paulo ou se ele tem algum outro objetivo em mente, algo que o torcedor tem de entender, afinal a carreira de um futebolista é efêmera. E mesmo que o argentino seja contratado em definitivo pelo Tricolor, ainda há o risco de Benítez se acomodar, embora as chances atuais sejam um pouco menores visto que o treinador Crespo sempre cobra intensidade de seus comandados.

Que Benítez é dedicado e possui muitas qualidades em campo, ninguém discorda. Mas o histórico de jogadores emprestados no São Paulo não é bom e o torcedor precisa manter uma certa dose de ceticismo, não apenas com o argentino mas com qualquer atleta que precise mostrar serviço a curto prazo no clube.



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc




Nenhum comentário:

Postar um comentário