quinta-feira, 13 de maio de 2021

Prioridades

Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc



O São Paulo foi a campo com um time reserva diante do Rentistas em partida válida pela Libertadores. O clube deliberadamente está priorizando o Campeonato Paulista visando acabar com o jejum de títulos que dura desde 2012.

O Corinthians fará o mesmo hoje diante do Peñarol e utilizará os suplentes em jogo válido pela Copa Sulamericana. O Timão, que possui chances remotas de classificação na Sula, também optou por poupar seus titulares para o Paulistão. O estadual seria a única chance palpável de título na temporada e o treinador Vagner Mancini, que vem sendo pesadamente contestado, deseja o troféu para ter um pouco de paz.

É compreensível que o São Paulo e o Corinthians priorizem a competição onde tenham chances reais de título, mas há meses eu venho escrevendo que o Campeonato Paulista deixou de ter relevância. Uma conquista regional não imortaliza mais um time e nem segura emprego de treinador. Sua utilidade é apenas enriquecer federações.

Tricolor e Timão, ademais, estão disputando o estadual com jogadores que não tiveram férias. O Brasileirão 2020 se encerrou no dia 25 de fevereiro de 2021 e a primeira rodada do Paulistão se iniciou no dia 27 do mesmo mês. Alguns atletas como Dani Alves e Luciano, ambos do São Paulo, já se lesionaram. E a tendência é de que mais futebolistas tenham problemas físicos por falta de descanso.



Imagem extraída de www.facebook.com/corinthians



O ideal seria fazer como o Palmeiras, que disputou o Campeonato Paulista com os reservas e priorizou as competições realmente relevantes. Os jogadores não tiveram muitos dias de folga mas entraram mais descansados que seus arquirrivais além de terem feito uma melhor pré-temporada.

É fato que São Paulo e Corinthians não tem muitas chances de título nas competições internacionais devido à situação em que se encontram, mas uma boa campanha na Libertadores ou na Sulamericana poderia render aos clubes muito mais lucros que o estadual. Há premiações por avançar de fase e a visibilidade dos campeonatos é maior, o que significaria mais interesse por parte de patrocinadores e maior valorização dos atletas.

Tricolor e Timão, porém, optaram pela solução a curto prazo. Tudo para diminuir as pressões internas e de torcedores. Esquecem-se, porém, de que a alegria gerada por um título estadual dura pouco tempo. Tanto que os dois últimos treinadores que venceram o Campeonato Paulista, Fábio Carille e Vanderlei Luxemburgo, não permaneceram muito tempo em seus respectivos cargos.



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc




Nenhum comentário:

Postar um comentário