domingo, 23 de maio de 2021

O Dia Inesquecível




Eu já fui cientista e até tenho mestrado mas optei por não seguir na carreira acadêmica. Durante meu tempo na pós-graduação, convivi com muitos educadores físicos e tive muito contato com as aplicações da ciência no esporte. E eu até fui em um congresso sobre exercício físico em 2010, organizado pela esposa do meu ex-orientador.

O deslocamento até o local onde o congresso seria realizado, porém, não foi nem um pouco tranquilo. Era uma sexta-feira, chovia muito em São Paulo e havia alguns pontos de alagamento na cidade. Não obstante, parte da Marginal Tietê (uma dos principais corredores do município) estava interditada para a realização de uma corrida de Formula Indy! Meu amigo me buscou bem cedo na minha casa (acho que eram sete da manhã) e, à duras penas, chegamos na Liberdade onde aconteceria o evento.

A grande maioria dos trabalhos correlacionava imunidade ou metabolismo ao exercício físico, e a maioria dos palestrantes era de educadores físicos ou nutricionistas. Não me lembro se o evento era aberto ao público mas o anfiteatro onde o congresso ocorria ficou pequeno para tantas pessoas, como vocês podem ver na foto acima! Lembro que o ar condicionado não deu conta de tanta gente!

Havia alguns convidados bastante interessantes, incluindo um médico/docente da Faculdade de Medicina da USP com quem eu tinha amizade, uma educadora física da Universidade Federal de Pernambuco, e o "amigo gringo" que eu já apresentei aqui no blog.






Eu já conhecia muitos dos trabalhos visto que eu tinha contato com a maioria dos convidados e alguns dos resultados até haviam sido obtidos em parceria com o laboratório onde trabalhava, mas o evento acrescentou alguns conhecimentos novos e gerou algumas ideias para meus próprios experimentos.

Lembro que também presenciei algumas cenas bastante divertidas durante o evento incluindo o calor intenso no anfiteatro, o fotógrafo registrando imagens do congresso, o almoço com os colegas no restaurante ao lado, a bagunça no elevador lotado e alguns espectadores que adormeceram durante as palestras!

Também foi nesse dia que tirei minha primeira foto com uma pessoa muito especial. Não tinha muita amizade com ela naquela época mas se tornaria uma das minhas melhores amigas e uma presença constante nos momentos mais importantes da minha vida.

Ficamos até o final do evento que terminou cerca de 17 horas. Meu amigo participava da organização e, como precisava esperá-lo para pegar carona de volta, fiquei ajudando a arrumar as coisas no anfiteatro. Pegamos menos trânsito na volta apesar de ser uma sexta-feira quando a maioria dos paulistanos viaja para curtir o final de semana fora de São Paulo. A chuva também havia dado uma trégua.

Cheguei em casa após um dia intenso, mas recebi uma notícia trágica: um dos meus cartunistas preferidos, Glauco Villas-Boas, havia sido assassinado naquele dia. Foi um choque para mim, afinal eu adorava o Geraldinho, uma de suas muitas criações.

Foi realmente um dia inesquecível por diversos motivos...







Nenhum comentário:

Postar um comentário