terça-feira, 11 de maio de 2021

Gracías Javi!

Imagem extraída de www.facebook.com/javimartinez.oficial



Javi Martínez, um dos jogadores que representou uma das eras mais vitoriosas do Bayern München, anunciou que deixará o clube bávaro ao término desta temporada. O volante basco (que também atua como zagueiro) faturou nove títulos consecutivos da Bundesliga e duas Tríplices Coroas, dentre tantos outros troféus.

O basco chegou à Baviera em 2012, logo após ter conquistado a Eurocopa pela Seleção Espanhola. O  Bayern desembolsou 40 milhões de Euros para tirar o volante do Athletic Bilbao, a transferência mais cara da história do clube até então. A contratação foi cercada de desconfiança na época devido aos valores envolvidos e pelo fato dos Roten raramente apostar em atletas sem experiência no futebol alemão.

Javi, porém, não tardou a justificar o investimento. O volante rapidamente conquistou a titularidade e ofereceu a solidez defensiva esperada pelo clube. Ele foi considerado fundamental para a conquista da Tríplice Coroa em 2013 fazendo o "trabalho sujo" no meio-de-campo. O meio-campista também ajudou a acabar com o domínio do arquirrival Borussia Dortmund, que vinha sendo a grande pedra no sapato no Bayern desde a temporada 2010-11.

O basco, nas temporadas seguintes, passou a ser utilizado na zaga pelo treinador Josep Guardiola. O jogador, porém, passou a enfrentar muitas lesões e, posteriormente, teve a concorrência do compatriota Thiago Alcântara, que passou a ser utilizado como primeiro volante. Com isso, Martínez foi perdendo espaço no Bayern e também na Seleção Espanhola.



Imagem extraída de www.facebook.com/javimartinez.oficial



Jogador e clube, em comum acordo, optaram por não renovar o vínculo que se encerra ao término da atual temporada. Foram nove temporadas, 25 troféus -já contanto com o atual Campeonato Alemão, conquistado antecipadamente durante o último final de semana- e mais de 150 partidas disputadas pelos bávaros. Martínez ainda deixa o Bayern com o gostinho de ter participado das duas Tríplices Coroas obtidas pela instituição.

Ainda não se sabe o destino de Martínez após deixar o Bayern mas interessados não faltarão, afinal o jogador pode assinar de graça com qualquer clube. O volante, mesmo com a idade (está com 32 anos) e o histórico de lesões, possui currículo e experiência que poderiam ser úteis a qualquer time. O Athletic Bilbao, que o projetou para o mundo, seria uma possibilidade segundo jornalistas.

Javi Martínez deixa o Bayern com o dever cumprido. O basco poderia ter uma passagem mais sólida e regular pela Alemanha se não fossem as constantes lesões, mas o jogador foi fundamental para reerguer um colosso que parecia fadado a se tornar um coadjuvante, tanto na Champions quanto na Bundesliga.

O volante, por ser um jogador de defesa, nunca teve a mesma projeção de seus colegas que atuam nas posições de ataque, mas tanto o Bayern München quanto a Seleção Espanhola jamais teriam o mesmo êxito se não fosse o basco realizando o "trabalho sujo" no meio-de-campo.



Imagem extraída de www.facebook.com/javimartinez.oficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário