domingo, 2 de maio de 2021

O Ex-Cientista

 




Eu já fui pesquisador e trabalhei no Instituto de Ciências Biomédicas, primeiro como estagiário e depois como mestrando. Realizei experimentos por lá até meados de 2013 quando defendi a minha tese e abandonei a ciência após chegar à conclusão que aquilo não era para mim.

Convivi com pessoas das mais variadas formações durante o período, principalmente biólogos, fisioterapeutas, educadores físicos e outros farmacêuticos. Uma pena que eu não tinha o blog na época, afinal eu poderia trazer muitos dos assuntos que eu discutia com os colegas para o diário. E sempre conversávamos muito a respeito de exercício físico, músculo, suplementação e outros assuntos que poderiam ser interessante para este diário.

Também fui a alguns eventos científicos durante o período, muitos deles organizados pelo meu orientador. A grande maioria era a respeito de metabolismo, a linha de pesquisa de nosso grupo mas cheguei a participar de alguns congressos e simpósios relacionados ao esporte. A esposa do meu chefe é educadora física e, através dela, tive bastante contato com a área esportiva.

Os eventos eram algo que eu apreciava bastante na vida de cientista. Saíamos um pouco do laboratório, tínhamos contato com outros pontos de vista e ainda podíamos fazer novos contatos. Não fui a todos mas eu gostei da maioria que eu participei.






Passei um bom tempo afastado das pesquisas desde então. Não tive mais o interesse em retornar para o ramo embora eu reconheça que muito do que eu aprendi e desenvolvi contribuiu muito com o meu conhecimento atual. As decepções que eu tive na vida de cientista não invalidam de maneira alguma os momentos bons.

Pude, no entanto, reviver alguns desses bons momentos graças aos meus amigos que permaneceram no ramo. Em 2019, uma amiga que não via desde 2014 me convidou para participar de um congresso a respeito de gravidez e lactação na universidade onde ela leciona. Não era o meu ramo de atuação mas pude sentir novamente a emoção de um evento.

Recebi, durante o mês passado, um convite de outro amigo para participar de um simpósio virtual a respeito de músculo esquelético onde pude rever alguns de meus colegas que permaneceram na área, bem como atualizar meus conhecimentos no ramo. Não era a mesma coisa que um evento físico mas foi igualmente emocionante.

Os eventos não foram suficientes para despertar minha sede de conhecimento mas serviram de inspiração para textos futuros. E também me motivou a, quem sabe, voltar a participar de congressos e simpósios físicos assim que a pandemia for debelada.

Não me arrependo de ter abandonado a ciência. Não era o que eu esperava e nem me sentia realizado no ambiente laboratorial, mas acrescentou algo à minha vida, tanto a profissional quanto a pessoal. E, claro, ficaram as lembranças boas daquela época.







Nenhum comentário:

Postar um comentário